Black Friday representou 25% do faturamento do período; A categoria de Eletrodomésticos liderou o número de pedidos
As
vendas de Natal totalizaram R$ 7,7 bilhões no e-commerce em 2016,
representando crescimento nominal de 3,8% ante o mesmo período do ano
passado, aponta o monitoramento
da Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico
nacional. O tíquete médio também foi maior, fechando em R$ 463, alta de
10,3% na comparação com o mesmo período de 2015. O volume total de
pedidos ficou abaixo do apurado no ano anterior
(-5,9%), com 16,6 milhões de encomendas, o que não chegou a impactar no
faturamento total.
Para
este levantamento, a Ebit considerou as vendas de bens de consumo
realizadas em lojas virtuais no período de 15 de novembro a 24 de
dezembro. As vendas da
Black Friday, realizada em 25 de novembro, que totalizaram R$ 1,9
bilhão, estão, portanto, incluídas e correspondem a 25% do faturamento
total.
“As
expectativas que se confirmaram positivas com relação à Black Friday
não se estenderam para todo o período do Natal. As vendas natalinas
foram mais concentradas
nos dias da Black Friday e consequentemente esfriaram nas semanas
seguintes. Outra questão relevante foram os indicadores macroeconômicos
que apresentaram redução da confiança do consumidor nos últimos dois
meses e, em contrapartida, o aumento da incerteza
com relação à economia brasileira. Isso refletiu diretamente nas vendas
do varejo restrito, incluindo o e-commerce”, disse Pedro Guasti, CEO da
Ebit.
O
Natal é o principal período do ano para o varejo eletrônico. O
crescimento da Black Friday, especialmente nos últimos três anos, também
consolidou a data como
a mais importante do calendário brasileiro para compras. As vendas da
Black Friday corresponderam a 30% do total de novembro e foram 16 vezes
maiores do que a média diária de 01 a 20 de novembro.
De acordo com o monitoramento Ebit, as categorias mais vendidas em volume de pedidos na época do Natal foram:
- Eletrodomésticos
- Moda e Acessórios
- Telefonia / Celulares
- Cosméticos e Perfumaria / Cuidados Pessoais / Saúde
- Casa e Decoração
Monitaramento Ebit – Natal
|
2015
|
2016
|
Crescimento nominal (%)
|
Faturamento
|
R$ 7,4 bilhões
|
R$ 7,7 bilhões
|
3,8%
|
Pedidos
|
17,6 milhões
|
16,6 milhões
|
-5,9%
|
Tíquete Médio
|
R$ 417
|
R$ 463
|
11,0%
|
Sobre a Ebit:
presente no mercado brasileiro desde 2000, a Ebit acompanha a evolução
do varejo digital no País desde o seu início,
sendo a maior referência em inteligência competitiva para o e-commerce.
Através de um sofisticado sistema, que coleta dados diretamente com o
comprador on-line, a Ebit gera informações detalhadas sobre o mercado
diariamente. São mais de 10 mil pesquisas respondidas
por dia, 22 mil lojas avaliadas até o momento e 25 milhões de pesquisas
acumuladas desde 2001. Saiba mais em:
www.ebit.com.br.
Sobre a divulgação de dados:
a
Ebit solicita que seja indicada como fonte de informação em qualquer
press release, artigo de opinião, editorial ou matéria jornalística que
mencione dados coletados em seus estudos sobre o mercado
brasileiro de e-commerce, em especial o relatório Webshoppers.
Reforçamos que os dados são de propriedade da Ebit e, portanto, a
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da informação e evitar que os dados divulgados pela empresa
sejam atribuídos a outras fontes.
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