·
Marco é alcançado com o Q5 produzido na nova planta da marca, no México
·
Mais recente desenvolvimento é o quattro com a tecnologia ultra
·
Tecnologia também é sucesso no automobilismo
A Audi está celebrando um marco
especial. A recém-inaugurada fábrica da marca, em San José Chiapa, no
México, foi
palco da produção do carro de número 8 milhões com a tecnologia quattro
drive, que fornece muita segurança e prazer ao dirigir, mesmo na chuva,
na neve e no gelo. O número foi alcançado com o Audi Q5 2.0 TFSI
quattro.
A tecnologia quattro estreou no mercado em 1980 e hoje está disponível em mais de 100 modelos e versões. A
quattro all-wheel drive system é padrão no Audi Q7, no A4 allroad
quattro, no A6 allroad quattro, no A8, no R8 e em todos os carros das
linhas S e RS, além de estar disponível em outros modelos de série. Em
2015, 44% de todos os clientes da Audi no mundo
escolheram veículos equipados com a tecnologia. O Audi Q5 está no topo
da lista, com 262.000 unidades. Os modelos quattro geraram uma grande
demanda, especialmente nos Estados Unidos, Canadá, Rússia e mercados do
Oriente Médio. Na Alemanha, as vendas totalizaram
122.048 carros.
A
Audi oferece a tração quattro em diferentes versões adaptadas a cada
modelo. Para os compactos de série com motores montados
transversalmente, uma embreagem com múltiplos
discos com acionamento hidráulico, controlada eletronicamente, é
montada no eixo traseiro. No carro esportivo R8 com motor central, a
embreagem de múltiplos discos é localizada no eixo frontal. De acordo
com a situação de condução encontrada, esses sistemas
ativos distribuem o torque da transmissão variavelmente entre ambos os
eixos.
O
diferencial central autoblocante é usado em diversos modelos da Audi,
com um motor frontal montado longitudinalmente - ele é um conjunto com
engrenagem planetária puramente
mecânico. Normalmente, ele divide o torque da transmissão enviado às
rodas frontais e traseiras com uma distribuição de 40% na frente e por
60% atrás.
Há
ainda o diferencial esportivo instalado no eixo traseiro dos modelos
com motores mais potentes. Ele distribui, de modo ativo, o torque entre
as rodas traseiras por meio
de dois conjuntos de engrenagens sobrepostos, cada um com uma embreagem
de discos múltiplos acionada eletro-hidraulicamente. Em casos extremos,
quase todo torque é enviado a uma única roda. Na verdade, o sistema
empurra o carro para dentro da curva, eliminando
chances de understeer (subesterçamento).
Desenvolvimento mais recente: quattro com tecnologia ultra
A
última fase de desenvolvimento da Audi é a unidade quattro com
tecnologia ultra. É também projetada para modelos com motor posicionado
longitudinalmente. Aqui, uma embreagem
de múltiplos discos, controlada ativamente no final da transmissão,
distribui variavelmente o torque entre os eixos de tração em uma
operação do all-wheel drive. Um desacoplador no diferencial do eixo
traseiro pode, adicionalmente, abrir a conexão às rodas
traseiras. Ambas as embreagens ficam abertas durante o momento de
condução quando o
all-wheel drive não oferece nenhuma vantagem. Dessa forma, as
peças do sistema de transmissão traseiro responsável pelo arrasto não
são acionadas. A unidade de controle do sistema usa uma infinidade de
dados a fim de produzir um modelo do estado do veículo,
antecipando a atuação do sistema de tração integral em aproximadamente
um segundo. Caso o sistema detecte, por exemplo, que a roda interna à
curva está prestes a perder aderência, alterna para o all-wheel drive.
Como resultado, o all-wheel drive está sempre
pronto quando for necessário. Esse novo conceito aumenta
consideravelmente a eficiência sem diminuir a tração ou a dinâmica de
condução.
Uma história de sucesso: a tecnologia quattro
A
Audi alcançou um marco na história da indústria automobilística com a
tração permanente nas quatro rodas. Em 1980, nenhum outro fabricante
ofereceria um veículo de alto
desempenho e um all-wheel drive leve com produção em grandes
quantidades. A tecnologia estreou em 1980 no Ur-quattro no Salão
Internacional do Automóvel de Genebra. Em 1986, a Audi substituiu o
diferencial central com bloqueio manual da primeira geração
pelo diferencial Torsen (Torque sensitive; sensível a torque), que
podia distribuir o torque da transmissão variavelmente entre o eixo
dianteiro e o traseiro. Em seguida, em 2005, veio a unidade planetária
com sua distribuição de força e torque assimétrica
e dinâmica. O diferencial central autoblocante é continuamente
melhorado pela Audi e é considerado um ponto de referência de dinâmicas
de tração e transmissão, combinado com um peso muito leve.
A
Audi também celebrou muitos triunfos no automobilismo com a tecnologia
quattro. A lista até agora inclui quatro títulos no Campeonato Mundial
de Rally, seis vitórias
na corrida Pikes Peak Hill Climb nos Estados Unidos, uma vitória da
série TransAm, também nos Estados Unidos, dois títulos DTM (Campeonato
alemão de turismo), 11 campeonatos da Super Touring Car e um campeonato
mundial da Touring Car. A mais recente vitória
da tecnologia quattro: no final de novembro, Mattias Ekström e sua
equipe de rallycross particular EKS conquistaram os títulos Driver World
Champion e Team World Champion com o Audi S1 EKS RX quattro no
Campeonato Mundial de Rallycross da FIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário