Especialista
do centro explica o funcionamento dos “pontos fusíveis”, ou seja,
regiões de deformação programada que inviabilizam a recuperação da
carroceria
Toda batida de carro gera tensão entre os motoristas envolvidos na
ocasião, uma vez que, além do susto e da colisão, os danos aos veículos
podem ser os mais diferentes, indo desde um amassado
até a troca do parachoque. Por isso, nesses casos, é essencial que o
condutor tenha o breve conhecimento de qual será o processo de reparo a
ser utilizado no veículo.
Após
qualquer tipo de colisão na carroceria do veículo, sendo leve ou média, o
coordenador técnico do CESVI BRASIL, Alessandro Rubio, indica que o
motorista procure sua oficina de confiança ou um especialista
em funilaria, para analisar e avaliar se é possível reparar as peças
danificadas ou se a troca é a melhor solução.
Alessandro
Rubio ressalta que, em muitos casos, o processo de reparação não é
indicado. “Após uma colisão leve ou média, os chamados “pontos fusíveis”
da carroceria de um veículo, também conhecido
como região de deformação programada, inviabilizam qualquer forma de
recuperação ao serem atingidos”, diz Rubio.
O ponto
importante e, destacado pelo especialista, é não realizar qualquer tipo
de reparação em um item de deformação programada. "O processo de reparo
dessa peça pode alterar as características da
parte recuperada e fazer com que em uma nova colisão ele perca a sua
função”, explica.
Essa perda é
mais fácil de ser entendida quando se fala do capô, por exemplo, que
tem a função de proteger o motor e absorver parte da energia do impacto
em caso de colisão. Esse componente, quando
reparado após uma grande deformação, perde parte da sua função e pode
aumentar os ferimentos aos ocupantes em uma segunda batida devido ao
risco de ser projetado em direção aos ocupantes ou de não se deformar
conforme programado.
A última
dica do especialista é a de que os motoristas fiquem atentos a todo tipo
de reparação e/ou manutenção realizada no seu veículo e nunca autorizem
o conserto em regiões de deformação programada,
já que a deformação mal reparada pode causar problemas sérios a
segurança do carro.
Para mais informações sobre o CESVI BRASIL, basta acessar o site
www.cesvibrasil.com.br.
Sobre o CESVI BRASIL
Fundado em
1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária),
pertencente ao Grupo MAPFRE, é o único centro de pesquisa brasileiro
dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação
de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o
primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council
for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de
pesquisas de seguros com os mesmos objetivos. Para
conhecer as atividades do CESVI, acesse www.cesvibrasil.com.br, e também acompanhe as novidades
pelo Twitter, Facebook, e YouTube em: www.twitter.com/cesvibrasil,
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Mais informações sobre reparação automotiva também podem ser acessadas no blog:
www.clubedasoficinas.com.br
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