Pesquisa revela que 78% deles mudariam hábitos com relação ao meio ambiente após a visita
Um dos maiores ícones turísticos do país, o Museu do Amanhã completa
um ano e sete meses de operação e supera a marca de dois milhões de
visitantes. Os motivos para
comemoração, porém, vão além, pois o Museu se consagra como um poderoso
agente transformador socioambiental, principalmente pelo conteúdo
exibido na Exposição Principal e em sua programação. É o que revela a
pesquisa mais recente realizada com seus visitantes:
78% dos entrevistados disseram estar dispostos a mudar seus hábitos e
adotar práticas sustentáveis em seu cotidiano, após visita ao Museu.
Sucesso
de público e visitação, o Museu do Amanhã, apresenta-se como um espaço
democrático, de acesso a públicos com perfis diversos e como referência
em inclusão social. Nestes
587 dias de funcionamento, superou marcas, conquistou recordes,
premiações internacionais e tornou-se cartão de visitas do Rio de
Janeiro e do Brasil. A pesquisa realizada pela instituição em junho
deste ano, com 800 visitantes, ratifica esse importante papel
transformador do Museu: quando questionados sobre os desafios da
sustentabilidade, as mulheres e os jovens foram os que se mostraram mais
motivados a repensar seus hábitos em favor de um futuro melhor para o
planeta.
De acordo com a pesquisa, o público feminino representa 59% dos visitantes. Pelo menos 80% das mulheres que visitaram o Museu admitem
mudar seus hábitos em favor do meio ambiente. Ante ao mesmo
questionamento, 73% dos entrevistados do sexo masculino se mostraram
dispostos a modificar seus hábitos por um planeta mais sustentável.
Entre os jovens de até 24 anos de ambos os sexos, a receptividade
para uma mudança de comportamento se mostrou ainda maior: 90% deles
estariam dispostos a mudar a forma como vivem se isso trouxer benefícios
ao futuro do planeta.
“A pesquisa aponta que estamos no caminho certo, e
coroa um esforço do Museu do Amanhã em
aliar inovação e sustentabilidade, e de projetar uma ligação do Museu
com o mundo e do mundo com o seu próprio amanhã. Por isso a
responsabilidade em levar ao público uma programação de alto
nível e que cumpra esse papel”, afirma o diretor de Desenvolvimento de Públicos do Museu do Amanhã, Alexandre Fernandes.
A experiência de
visitação no Museu recebeu nota 9,3 dos visitantes, numa escala de 0 a
10. Entre os moradores do Estado do Rio de Janeiro, a avaliação do Museu
do Amanhã sobe para 9,6. “Queremos
ser mais do que um espaço de entretenimento e conhecimento. O nosso
objetivo é provocar hoje uma reflexão sobre o amanhã que queremos, e
quais são as mudanças de atitude que podem levar a isso. O futuro
depende das escolhas que fazemos hoje. Por isso dizemos
que o amanhã é hoje e hoje é o lugar da ação. E as pessoas estão
começando a agir. Sobretudo os mais jovens. Essa é uma de nossas maiores
recompensas”, finaliza o diretor-geral do Museu do Amanhã, Ricardo
Piquet.
Museu do Amanhã em números
O
Museu do Amanhã foi inaugurado em 17 de dezembro de 2015. No primeiro
fim de semana de funcionamento foram 36 horas de ininterruptas e
25.473 visitantes circularam pela Exposição
Principal. De lá para cá, a dedicação da equipe do Museu cresceu junto
com os números.
ü
Cerca de 2 milhões de visitantes em julho de 2017;
ü
Mais de 10 reconhecimentos internacionais –
entre premiações, menções honrosas e homenagens de organizações do
setor, conferências e seminários especializados nos mais variados
países;
ü
1ª colocação entre os lugares do Brasil mais fotografados no Instagram em 2016 com base em geotags;
ü
36 horas de funcionamento ininterrupto no primeiro fim de semana de funcionamento, com
25.473 visitantes;
ü
80 mil pessoas recebidas pelo Programa de Educação, das quais cerca de 42 mil são alunos das redes pública e particular em 2016;
ü
Cerca de 2.400 grupos atendidos em experiências mediadas;
ü
Cerca de 1.100 grupos escolares recebidos;
ü
Pesquisa de público realizada pelo
Museu em julho de 2017: 98% de aprovação, 91% aprova o atendimento e
12% – cerca de 100 mil visitantes – nunca haviam estado antes em um
museu;
ü
Cerca de 5.105 pessoas com deficiência já visitaram o Museu;
ü
20 exposições temporárias;
ü
234
atualizações com novas informações, imagens e vídeos na Exposição Principal;
ü
Observatório do Amanhã:
49 artigos publicados,
83 palestras realizadas, 13 exposições virtuais e mais
de 6.500 mil pessoas nos cerca de
139 eventos realizados;
ü
Laboratório de Atividades do Amanhã: 32% dos visitantes do Museu conheceram o LAA, suas atividades e exposições.
Acesse programação completa:
www.museudoamanha.org.br/pt- br/programacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário