Apesar do impacto leve, a batida pode trazer problemas à estrutura e funcionamento do veículo
No trânsito das grandes cidades é comum se deparar
com pequenas colisões entre carros, principalmente quando o veículo da
frente freia bruscamente ou quando o próprio condutor é obrigado a parar
de repente podendo provocar um choque.
Apesar
de aparentemente a batida não causar grandes estragos no carro, ela
pode esconder alguns danos que aumentam o custo de reparo e até colocam
em risco a segurança dos passageiros. Por esse motivo, o CESVI
BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária), reforça que
após qualquer colisão no trânsito, o motorista deve levar o veículo até
um centro automotivo.
De
modo geral, o para-choque dos carros de passeio são fabricados para
suportar impactos de até 9 km/h, velocidade reproduzida em testes de
montadoras.
Contudo, no dia a dia, algumas batidas podem ser mais fortes e chegar
até 15 km/h. Diante disso, em impactos de baixa velocidade, é comum que o
dano fique ocultado pela capa plástica do para-choque, impedindo a
visualização do estrago na travessa, por exemplo.
Segundo
Alessandro Rubio, coordenador técnico do CESVI/MAPFRE, qualquer colisão
pode trazer problemas ao veículo. "Em acidentes em que a parte
dianteira
é danificada é comum que o para-choque seja o principal item atingido,
além do radiador, eletro-ventilador e até o condensador do
ar-condicionado. Já eventos que atingem a parte traseira podem danificar
a capa e fixações do para-choques, travessas internas
crash-box), fixações de lanternas, refletores e até o porta-malas",
comenta.
Por
fim, o especialista ressalta que é de extrema importância a realização
de um check-up na região batida em um centro automotivo ou na oficina
mecânica de confiança. "Pode não haver nenhum problema ou dano visual.
No entanto, as colisões de danos invisíveis podem surpreender até os
mecânicos na hora do conserto", finaliza.
Sobre o CESVI BRASIL/MAPFRE
Fundado
em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária),
pertencente ao Grupo MAPFRE, é o único centro de pesquisa
brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de
informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o
primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council
for Automobile Repairs), uma associação internacional
de centros de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos. Para
conhecer as atividades do CESVI, acesse
www.cesvibrasil.com.br, e também acompanhe as novidades pelo Twitter, Facebook, e YouTube
em: www.twitter.com/cesvibrasil,
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www.youtube.com/user/
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