Rodízio, calibragem e alinhamento do conjunto ajudam a evitar gastos indesejados
Garantir o bom desempenho do carro e também a segurança
de todos os ocupantes são apenas duas das funções mais importantes dos
pneus. Por esse motivo, o CESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e
Segurança Viária) explica como cuidar bem dos pneus auxilia no maior
controle do veículo em situações de frenagens,
acelerações, curvas, retas e até em diferentes tipos de solo e
condições climáticas.
Segundo
o especialista Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI/MAPFRE, a
maioria dos problemas detectados nos pneus está relacionado ao desgaste
excessivo, causado por falta de manutenção adequada no veículo e até
de falta de calibragem. “É muito comum que os condutores não vejam os
pneus como prioridade no veículo, geralmente eles só se lembram desses
itens quando precisam trocá-los”, comenta.
Contudo,
ao contrário do que muitas pessoas imaginam, identificar a hora de
substituir o pneu é rápido e fácil. “O desgaste pode ser identificado
pela referência chamada TWI (Tread Wear Indicator) presente em
todo pneu, que aponta o limite de desgaste da banda de rodagem. Caso a
referência TWI passe a fazer contato com o solo, significa que está na
hora de fazer a troca”, explica Burin.
Além da referência TWI, outro método utilizado para detectar a hora certa de comprar novos equipamentos é o DOT (Department of Transportation)
do pneu, que é composto por quatro números, sendo os dois primeiros a
indicação da semana de fabricação e os últimos dois números o ano. “É
preciso ressaltar que ao escolher essa opção, o ideal é que o pneu não
tenha mais do que cinco anos de uso”, ressalta
o especialista.
Já
para preservar a vida útil e evitar gastos desnecessários, o correto é
colocar em prática o rodízio conforme manual de instruções do veículo.
“O rodízio ideal é sempre aquele em que os mais novos ficam nas rodas
traseiras, promovendo mais estabilidade e segurança para o carro. Além
disso, é necessário verificar constantemente o alinhamento do conjunto,
revisar a suspensão e ajustar a calibragem
corretamente”, finaliza Burin.
Sobre o CESVI BRASIL/MAPFRE
Fundado
em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária),
pertencente ao Grupo MAPFRE, é o único centro de pesquisa brasileiro
dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação
técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro da
América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile
Repairs), uma associação internacional de centros
de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos. Para conhecer as
atividades do CESVI, acesse
www.cesvibrasil.com.br, e também acompanhe as novidades pelo Twitter, Facebook, e YouTube em:
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