Marco Piana, diretor da equipe Polaris Xtreme Plus |
Enquanto a corrida mais difícil do mundo se prepara para entrar em ação novamente em Janeiro, os grandes vencedores do Dakar, a bordo dos UTVs, estão mais preparados do que nunca para defender seus títulos.
A
Polaris se tornou a primeira vencedora oficial do Dakar na categoria
UTV em 2017, depois que a dupla brasileira Leandro Torres e Lourival
Roldan conquistou o título no seu RZR XP 1000. Em 2018, a marca
participa do evento com um time super experiente de base francesa,
encampando cinco RZRs XP 1000 e RZR XP Turbo especialmente preparados.
Após
deixar o Porto de Le Havre, em Novembro, os Polaris RZRs já iniciaram
sua jornada ao Peru, onde terá início o Dakar 2018 – a 40ª. edição da
corrida mais difícil do mundo.
O
time Polaris Xtreme Plus de 2018 tem cinco duplas de pilotos e
navegadores de diferentes nacionalidades, com o objetivo de trazer para
casa a vitória na categoria pelo segundo ano consecutivo.
Com
início marcado para o dia 6 de Janeiro, a edição 2018 do Dakar será
dividida em sete estágios, abrangendo mais de 8 mil quilômetros no
total, sendo desses, 4 mil km de disputas. O ponto final será em
Córdoba, no sábado, dia 20 de Janeiro – onde os competidores poderão
aproveitar o “Fernando” – nome local dado ao drink nacional.
“Ano
passado nós fomos ao Dakar com um line-up forte e voltamos com a
vitória. Este ano pretendemos fazer o mesmo. Temos pilotos e navegadores
do Peru, Brasil, França, Espanha e Suíça. Nós levamos bastante tempo
nos preparando para isso e com a performance e confiabilidade da
Polaris, nosso objetivo é simples: Defender nosso título”, disse o
diretor da equipe Polaris Xtreme Plus Marco Piana.
Este é o time Polaris Xtreme Plus completo:
Anibal Aliaga (Peru) e Juan Pedro Cilloniz (Peru) - #388
Será
a primeira vez que Anibal participará do Dakar. Este ano, ele completou
seis etapas do Campeonato Peruano de Rali Cross Country. Em 2015 ele
terminou em segundo lugar. Ele tem um pedigree forte de corridas: nove
vezes campeão nacional de jet ski, duas vezes campeão sul americano e
campeão mundial de jet Raid – prova de longa distância em jet ski - em
2016.
“Para este Dakar, com a qualidade de apoio do Polaris Xtreme Plus,
meu objetivo não é apenas cruzar a linha de chegada ou subir no pódio.
Eu acredito que temos uma forte chance de ganhar o título. Estou
treinando duro para conseguir um bom resultado”, conta Anibal.
Claude Fournier (France) e Hervé Lavergne (França) - #387
Claude
participou no Dakar de 1991 com um Toyota e correu o Rallye Raid em
2017. Ele particou de todas as grandes corridas do ano e alcançou o
pódio no Campeonato Mundial T3 da Fia de Cross Country. O navegador,
Hervé é extremamente experiente, com 4 Dakars na bagagem, duas Africa
Races e muitos ralis da Taça Fia Cross Country.
“Estou
feliz que estarei terminando a temporada de corridas de 2017 no Dakar.
Eu pude ir até a cidade de Dakar, no Senegal em 1991 e farei o meu
melhor para chegar a Cordoba neste ano. Hervé é muito mais que um
navegador. Nós fizemos uma grande temporada juntos e sei que que estará
sempre me ajudando, mesmo nas situações mais difíceis”, diz Claude.
Patrice Garrouste (France) e Steven Grenier (Switzerland) - #361
Patrice
vem de um histórico de corridas em circuito – onde ele subiu ao pódio
muitas vezes ao longo da carreira. Ele sempre amou correr o cross
country e ao longo dos últimos anos, ele participou de inúmeras provas
da Taça Fia Cross Country com a equipe Polaris Xtreme Plus. Em 2016, ele
correu o Dakar em um caminhão DAF e terminou em 22º. Na geral.
Steven
reflete a essência da equipe XP. Ele é membro da equipe que foi crucial
para um grande número de sucessos do time. Engenheiro de 35 anos, ele
construiu o primeiro XP900XT+20 que venceu o Dakar com Willy Alcaraz em
2012. Ele também desenvolveu o XP1000XT+30, que chega na final em toda
corrida que participa. Steven correu com Marco, diretor da equipe
Polaris Xtreme Plus, na assistência rápida de CaminhOes e Carros no
Dakar por cinco vezes. Este ano, ele e Patrice estarão correndo com o
RZR XP Turbo.
“Correr
nas dunas é um dos meus pontos fortes, então entrar nesta corrida com a
nova máquina Turbo e o Steven como meu navegador, me faz acreditar que
teremos uma ótima corrida”, conta Patrice.
“Essa
será minha primeira experiência como navegador em um carro rápido e
somente para correr – em vez de prestar assistência também- então será
um grande desafio. Eu tenho trabalhado no desenvolvimento do Turbo,
então eu conheço bem o carro. Nós tentaremos nos divertir e fazer o
nosso melhor”, diz Steven.
José Luis Peña (Spain) e Rafael Tornabell (Espanha) - #396
José
Luis Peña começou a correr há poucos anos no Espanhol de Rally Cross
Country com um Polaris, e desde então não parou mais. Este ano, ele
terminou em segundo na geral do Campeonato Nacional da Espanha e também
correu o Rally Morocco Oilibya, como seu primeiro verdadeiro rally de
longa duração e chegou em segundo lugar na categoria T3. O Dakar 2018
será sua primeira grande aventura e o objetivo é conseguir terminar.
O
navegador será o super experiente Rafael Tornabell – um piloto com
tanto currículo que é impossível listar todas as suas conquistas. Esta
será sua 20ª. vez no Dakar.
“Competir
no Dakar é meu sonho. Desde minha primeira corrida no Campeonato
Nacional Espanhol, meu objetivo era me preparar para o Dakar. E agora,
aqui estou! Encontrei o Marco em Maio e após observar o trabalho
brilhante que o Polaris Xtreme Plus faz, eu soube
que poderia conquistar meu sonho com eles. Tenho certeza que ter o Rafa
comigo é a chave do nosso sucesso”, diz José Luis Peña.
“Este
será meu vigésimo Dakar, mas para mim, é sempre como se fosse a
primeira vez. Eu amo o que eu faço. Amo Rally – é minha vida- , então
ajudar uma pessoa maravilhosa como o José Luis chegar até Cordoba será
um prazer. Eu corri com o Polaris Xtreme Plus por 4 anos e sei que eles também farão tudo o que puderem para que esse sonho se torne realidade”, conta Rafael.
José Jorge “Zeca” Sawaya (Brazil) e Marcelo Haseyama (Brasil) - #378
Eles
correm juntos há algum tempo, então José Jorge Sawaya e Marcelo
Haseyama se conhecem muito bem e já atingiram resultados fantásticos.
José Jorge Sawaya,
conhecido por todos como “Zeca”, começou a correr o Rali dos Sertões de
motocicleta e em 2017, terminou em quarto lugar na categoria UTV. Ele é
muito amigo do grande vencedor da categoria UTV 2017 Leandro Torres,
que sugeriu a Zeca entrar para o time Polaris Xtreme Plus e participar
do Dakar.
“Meu
grande amigo Leandro Torres me disse que esse era o caminho a seguir se
quiséssemos competir no Dakar. Então, nós vamos e tentaremos trazer de
volta ao Brasil o lendário troféu do Dakar!”
O
time Polaris Xtreme Plus não termina simplesmente nos 5 carros Polaris
preparados. A equipe toda está por trás dos esforços para o Dakar – com o
diretor Marco Piana também assumindo lugar na corrida em um Toyota T2
de assistência rápida com David Giovanetti, o mecânico técnico da
Polaris. Além do caminhão, a equipe contará com mais 6 caminhões 6x6 que
carregarão mais de 30 toneladas de material e três carros de apoio na
estrada.
Uma
menção especial também ao forte time de mecânicos, que se esforçou para
que os sonhos desses pilotos se tornassem realidade, incluindo o
mecânico chefe Manu Jaillot e sua equipe: Adrianao Peirera, Renzo
Fortichiari, Paco Fernandez, Alexis Bourcet, Christophe Chavot, Alexis
Herrmann, Guillaume Verne e Delmastro Giacco Renato. Ana Figueroa é a
encarregada da organização logística e comunicação e Cedric, Gilles e
Cyril vão dirigir os caminhões.
Dez
anos atrás, a Polaris transformou para sempre o mundo off-road com o
lançamento do RZR 800. Com largura de 127 centímetros, o veículo foi o
primeiro side-by-side de trilha a oferecer um centro de gravidade baixo,
ótima agilidade, enorme capacidade de tração e aceleração muito forte
para proporcionar uma verdadeira experiência esportiva. Hoje, o icônico
Polaris RZR é considerado a melhor combinação de poder, suspensão,
agilidade e conforto. Abastecida com inovação implacável, o alcance do
Polaris RZR foi projetado para dominar todo tipo de terreno off-road. De
trilhas e passeios pelo deserto, dunas, pedras e lama – o RZR permite
que seus usuários façam tudo isso.
DAKAR 2018
A
40ª edição do Dakar começa no dia 6 de janeiro em Lima, no Peru. A rota
segue para a Bolívia e Argentina, finalizando no dia 20 em Córdoba, com
quase 9.000 quilômetros a serem percorridos 332 veículos inscritos.
SOBRE A POLARIS
Com
faturamento de US$ 4,5 bilhões em 2016, a Polaris desenvolve, produz e
comercializa veículos off-road inovadores e de alta qualidade, incluindo
quadriciclos (ATVs) e side-by-sides (UTVs). Com 62 anos de história,
possui 8.000 funcionários diretos e está presente em mais de 130 países,
com 11 subsidiárias (Alemanha, Austrália, Brasil, China, Espanha,
França, Índia, Inglaterra, México, Noruega e Suécia). Atualmente seus
produtos são distribuídos através de 1.850 revendedores nos Estados
Unidos e por mais de 1.400 no restante do mundo.
A
empresa norte-americana está entre os líderes globais no segmento de
powersports (ATVs, UTVs e Snowmobile) e é detentora da marca de
motocicleta de alta cilindradas Indian Motorcycle® e do inovador
SlingShot®. A Polaris também está presente no segmento de
veículos elétricos com as marcas GEM, Goupil e Aixam Mega, além de uma
linha completa de acessórios e vestuário com as marcas Klim®, Kolpin®,
Cycle Country® e Pro Armor®.
Mais informações sobre a linha completa de veículos off-road da marca em www.polarisbrasil.com.br
|
domingo, 31 de dezembro de 2017
Polaris vai brigar pelo título de SXS (Side-by-Side) no Dakar 2018
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário