sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Homem: saiba a importância da prevenção

Hábitos saudáveis e exames anuais podem prevenir o câncer de próstata, que hoje é um tumor mais comum no sexo masculino (Excluindo os tumores de pele).   


Baseado no dia 17 de Novembro(Dia Mundial do combate ao câncer de próstata) e impulsionado por uma iniciativa de 2003 de um grupo de homens na Austrália, surgiu Novembro Azul, neste mês os holofotes se voltam a prevenção e diagnostico precoce do câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que o Brasil totalize 61,2 milhões de casos diagnosticados. Estima-se ainda que a cada 7 minutos um homem é diagnosticado com câncer de próstata no mundo, sendo que um quarto dos pacientes descobriram a doença vêm a morrer por ela chegando ao número de uma morte a cada 40 minutos pela doença.

Atualmente o câncer de próstata é responsável por 10% do índice das mortes ocasionadas por câncer no sexo masculino e apesar de ser uma doença frequente em idosos, não existe idade certa para desenvolver com o tumor, havendo descritos casos da doença em homens na 3º e 4º décadas de vida.
“Em seu estágio inicial a é silêncios e o seu diagnóstico depende exclusivamente da procura através de rastreamento por exame de sangue, imagem e toque prostático. Em casos avançados, surgem sintomas como dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e dores ósseas principalmente na região das costas e quadril”, explica o urologista da Clínica Fares.

Como prevenir:

Histórico familiar positivo para a doença em pai, irmão ou tios aumenta o risco de ter câncer de próstata em 2 a 6 vezes quando comparado à população em geral. Além do histórico familiar, o câncer de próstata pode se manifestar devido a maus hábitos alimentares, estilo de vida sedentário e por questões genéticas raciais (maior risco em homens da raça negra).

“Dietas ricas em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura tem efeito protetor. Atividades físicas diárias assim como um ritmo de vida saudável previnem também a doença. Além da alimentação e hábitos saudáveis, os exames também são fundamentais na prevenção. Homens em geral a partir de 50 anos devem realiza-los anualmente. É fundamental frisar que o Novembro Azul é um mês especial pelo combate ao câncer de próstata, mas a saúde do homem vai muito além de somente a próstata, estando o Urologista disposto a ajudar também de Dezembro a Outubro!”, enfatiza o médico.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o diagnóstico antecipado de um câncer compreende duas estratégias diferentes: uma destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) e outra voltada para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis (rastreamento).

Por isso é fundamental que todos, sem nenhuma exceção, façam a prevenção e exames uma vez por ano, principalmente a partir dos 45 anos.
Sobre a Clínica Fares: A Clínica Fares foi fundada em 1988 pelo médico cardiologista e geriatra Adiel Fares. Sua primeira unidade foi inaugurada na Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo, e até hoje é uma dos mais bem sucedidos centros médicos da região.

Hoje, a estrutura da Fares comporta quatro unidades em São Paulo: Vila Nova Cachoeirinha; Santo Amaro (na cidade de São Paulo), Osasco e Penha. A rede é, considerada uma das mais completas, pois possui estrutura de hospital, onde é possível realizar consultas, exames e pequenas cirurgias.

O grande diferencial do empreendimento clínico é o atendimento humanizado disponibilizado em mais de 30 especialidades oferecidas dentro da rede.

Hoje, a Clínica Fares comporta mais de 340 salas de consultórios e exames, 450 médicos associados e 400 colaboradores nas quatro unidades, com uma estrutura até 17 vezes maior que a de outros polos médicos. O Centro de Reabilitação e Fisioterapia é considerado o 8º maior do mundo e por mês, as unidades realizam 70 mil atendimentos.

Posicionada como completa e acessível, a Clinica Fares atende todos os públicos e classes. Aproximadamente 60% de seus pacientes são originados pelo método particular, e 40% entre as seguradoras e autogestões. Os pacientes que transitam pelas três unidades, segundo levantamentos da Fares, pertencem 50% às classes A e B e 50% à C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário