Na Takasago o estudo é
realizado com estrutura ampla e profissionais especializados para criação de
aromas e fragrâncias
Os
alimentos vão muito além da função nutricional. Eles podem despertar sensações
prazerosas e de bem-estar. E hoje em dia o consumidor está cada vez mais
exigente com sua alimentação, buscando não somente alimentos fáceis e rápidos
no preparo, mas que tenham boas características nutricionais e que satisfaçam
ao máximo o paladar.
Para
atender essa busca crescente do consumidor por sensações de prazer e bem-estar,
a Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo,
vem desenvolvendo produtos que antecipem essas necessidades para surpreender o cliente
e ganhar o mercado, utilizando a Análise Sensorial na criação de novos
produtos.
Esse
estudo é uma ferramenta utilizada em diversas etapas do desenvolvimento de
produtos. Pode ser usado na validação de produtos com consumidor para avaliar
aceitação e preferência, monitoramento do mercado para identificar a perfil de
um produto em relação aos seus concorrentes (Product mapping), em estudos de
tempo de vida útil (shekf life), direcionamento sensoriais para reformulação de
produtos, bem como, em especificações e controle da qualidade
É muito
utilizada não só pelas indústrias de alimentos, como também pelas indústrias de
cosméticos e farmacêuticos, em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e
no controle de qualidade.
A Análise
Sensorial é definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 1993)
como a disciplina científica usada para evocar, medir, analisar e interpretar
reações das características dos alimentos e materiais como são percebidas pelos
sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição.
“Na Takasago
esse trabalho é fundamental para o desenvolvimento de aromas e fragrâncias e é
liderado pelo time Sensorial, formado por engenheiros de alimentos e químicos, com
conhecimento especializado em técnicas de pesquisa e formação de painel técnico,
treinados com linguagem própria”, informa a gerente de marketing de aromas,
Rafaela Bedone.
A empresa
conta com uma estrutura ampla para Análise Sensorial, com cabines próprias e
área exclusiva para análises de diversas categorias de produtos.
“Existem
várias metodologias eficazes para fazer a análise de produtos, dependendo das
respostas que queremos obter”, explica a gerente. Diversos tipos de testes
discriminativos, afetivos ou descritivos, cada um com sua finalidade e
característica própria, ajudam desde o desenvolvimento do produto,
caracterização do perfil, melhorias de formulação, aceitação e preferência dos
consumidores, até intenção de compra.
Fica
claro e evidente a importância da análise sensorial no desenvolvimento de novos
produtos bem como a necessidade de se empregar profissionais especializados na
realização dos testes sensoriais para que se alcance resultados cada vez mais
precisos e confiáveis.
Sobre a
Takasago
Fundada
no Japão há 98 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e
fragrâncias do mundo, com operação em 26 países. Se destaca pela criação de
soluções exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes
próprias. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da
tecnologia de catálise assimétrica, avanço científico que provocou grande
impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em
Vinhedo/SP numa área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com
laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte
comercial necessário para atender o mercado nacional e da América do Sul. A
área de fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados
corporais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende os segmentos de
confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago
é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores bem como do meio
ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO
9001 e ISO 14001.
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