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Autonomia de até 436 km (ciclo europeu WLTP) garante liberdade também para longas distâncias
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Veículo
é o primeiro elétrico da marca no Brasil e faz parte da estratégia da
empresa de ser totalmente neutra em carbono até 2050
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Modelo está disponível nas concessionárias Audi e-tron em condições exclusivas de lançamento a partir de R$ 459.990,00
São Paulo, 23 de abril de 2020 – A Audi do Brasil inicia um novo capítulo em sua consagrada história de 25 anos de presença no País: o SUV Audi e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da marca e totalmente livre de emissões, chega ao mercado brasileiro a partir de abril como o personagem principal da estratégia de sustentabilidade da empresa, cujo compromisso é ser neutra em carbono até 2050. O modelo já está disponível em concessionárias que possuem a bandeira e-tron, com preço público sugerido a partir de R$499.990,00, e possui 4 anos de garantia no veículo e 8 anos nas baterias. Durante o período de lançamento, existem condições exclusivas: preço especial de R$459.990,00, 4 anos de manutenção inclusos e valorização de R$15.000,00 na troca do usado.
“O
e-tron é um verdadeiro marco na história da Audi no mundo todo, pois é o
primeiro veículo 100% elétrico da marca produzido
em série e comercializado com sucesso em diversos mercados. Agora
chegou a vez do Brasil, como prometido ainda no Salão do Automóvel de
São Paulo de 2018. É um veículo extremamente inovador e incrível de
dirigir, que traz todas as características de esportividade,
conforto e praticidade de um grande Audi. É o embaixador perfeito da
nova fase do nosso lema
Vorsprung durch Technik, que significa evolução através da tecnologia”, avalia Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil.
Motores elétricos e nova tração quattro
O
Audi e-tron, primeiro SUV 100% elétrico da marca, chega ao Brasil com
uma das construções mais impactantes da marca.
Montado sobre a plataforma MEB, o novo modelo é equipado com dois
motores elétricos realmente silenciosos, que combinam para uma potência
total de 408 cv com 664 Nm de torque – as forças são distribuídas em 135
kW de potência e 309 Nm de torque na frente e
165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro. Por ter torque
instantâneo, completa 0-100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima
limitada eletronicamente em 200 km/h.
Uma
nova geração da tração quattro – a tração elétrica nas quatro rodas –
garante excelência em aderência e dinâmica em
qualquer tipo de terreno. O modelo regula a distribuição ideal de
torques de acionamento entre os dois eixos em uma fração de segundo. Na
maioria dos casos, o SUV usa principalmente seu motor elétrico traseiro
para obter a mais alta eficiência. Se o motorista
exigir mais energia, a tração elétrica nas quatro rodas redistribui o
torque conforme necessário para o eixo dianteiro.
Além disso, com o Audi drive select o motorista pode variar as características de direção
entre sete perfis: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual.
No modo Dynamic, a tração privilegia a
esportividade ao dar maior preferência de torque para o eixo traseiro,
enquanto nos outros modos a distribuição é mais equilibrada entre ambos
os eixos.
Baterias e sistemas de recuperação
O
sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700 kg e é composto
por 36 módulos de alumínio, que deixam o centro
de gravidade do Audi e-tron semelhante ao de um sedan. O veículo possui
autonomia de até 436 quilômetros (ciclo europeu WLTP), ideal para
percorrer longos trajetos, e pode recarregar de diversas formas.
Uma
delas é por meio de redes externas. Basta plugar o veículo em uma
tomada, desde uma simples 110V até as de alta tensão,
para iniciar a recarga, cujo tempo varia de acordo com a potência
elétrica disponível. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por
exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.
Na
maioria dos casos, os consumidores optam por carregar o veículo
elétrico durante a noite, como os smartphones. Nesse caso, o Audi e-tron
pode ser carregado com a potência
máxima disponível considerando outros equipamentos elétricos no
domicílio para evitar sobrecarga do sistema residencial. Os clientes
também podem definir suas próprias prioridades, como programar o horário
de carregamento de acordo com o horário que oferece
valor reduzido da energia.
Além
da recarga em redes externas, o SUV pode recuperar a energia de outras
duas maneiras: simplesmente ao tirar o pé
do acelerador ou quando o pedal de freio é acionado. Durante mais de
90% de todas as desacelerações, o e-tron recupera a energia
exclusivamente por meio de seus motores elétricos.
Um
fato totalmente novo é que o motorista pode selecionar o grau de
recuperação de energia em três níveis utilizando as
aletas localizadas atrás do volante, que lembram os tradicionais
shift-paddles. No nível 0, o Audi e-tron não recupera energia quando o
motorista solta o pedal do acelerador. No nível 1, de desaceleração
mínima, e no nível 2, de alta desaceleração, os motores
elétricos geram torque de freio regenerativo, fazendo com que o SUV
elétrico reduza a velocidade notavelmente enquanto produz eletricidade –
o motorista pode desacelerar e acelerar usando apenas o pedal do
acelerador, criando a sensação de pedal único. Em
baixas velocidades, praticamente não há necessidade de usar o pedal do
freio.
Além
de ajustar manualmente o nível de recuperação com as aletas do volante,
o motorista também pode selecionar o modo
automático na MMI. Assim, o modelo aproveita seu potencial máximo de
recuperação em combinação com o sistema de controle integrado de freios
eletro-hidráulicos. A Audi é o primeiro fabricante do mundo a usar esse
tipo de sistema em um veículo elétrico produzido
em série.
O
gerenciamento térmico do sistema de bateria é um capítulo à parte: um
total de 22 litros de líquido de arrefecimento
flui através dos 40 metros de conexões no Audi e-tron, garantindo que
as baterias sejam mantidas, na maior parte das vezes, dentro de sua
faixa ideal de eficiência de 25ºC a 35ºC em várias situações, desde um
dia frio no inverno até os dias quentes de verão,
o que contribui para a vida útil.
Retrovisores virtuais: aerodinâmica e esportividade
A
aerodinâmica inteligentemente projetada também contribui bastante na
eficiência. Um dos destaques são os retrovisores
externos virtuais – uma novidade mundial em modelos de produção em
série. Quando equipado com esta tecnologia inovadora, o Audi e-tron
alcança um coeficiente de arrasto de 0,27, melhor resultado no segmento
de SUV, aumentando muito sua eficiência e contribuindo
para sua autonomia.
Os
retrovisores virtuais não apenas reduzem o arrasto, mas também levam a
digitalização do veículo a um nível totalmente
novo. O equipamento conta com uma câmera, onde as imagens são
processadas digitalmente e exibidas nos monitores internos laterais de 7
polegadas com tecnologia OLED de 1.280 x 800 pixels, cujo brilho se
ajusta automaticamente. Se o motorista move o dedo sobre
a tela sensível ao toque, símbolos são ativados possibilitando mover a
imagem e ajustar o ângulo desejado. Graças ao processamento sofisticado
de imagens, os monitores oferecem uma qualidade superior ao espelho
convencional em várias situações, como o reflexo
direto da luz solar, nitidez para visão noturna ou mesmo pelo fato de
não embaçar em dias chuvosos.
Outras
soluções aerodinâmicas também foram adotadas, como a suspensão a ar,
que se ajustam individualmente às condições
da estrada. Dependendo da velocidade e preferência do motorista, a
altura da suspensão varia até 76 milímetros. Especialmente em viagens
mais longas, uma altura de condução mais baixa melhora a aerodinâmica e
também contribui para a autonomia.
É
possível destacar ainda a parte inferior do veículo totalmente forrada
com placa de alumínio, que além de proteger a
bateria também reduz o arrasto, e a entrada de ar frontal ajustável na
grade dianteira conhecida como Singleframe, que pode se abrir e fechar
dependendo das condições.
Toda
essa eficiência aerodinâmica resulta em um silêncio que merece atenção
especial. Os únicos sons perceptíveis são
do rolamento dos pneus na superfície e do suave funcionamento dos
motores elétricos. O conforto acústico é um dos pontos fortes de todos
os modelos Audi e o e-tron aumenta ainda mais essa experiência.
Direção eletrizante e dimensões
A
sensação de dirigir o Audi e-tron é de muita esportividade e excelente
dinâmica. Um fator-chave para isso é a posição
baixa e central na qual o sistema de baterias é instalado: entre os
eixos, na forma de um bloco plano e largo, e abaixo do habitáculo
reservado aos passageiros. Desta forma, a distribuição de peso é
perfeitamente equilibrada em 50:50 nos eixos. A bateria é
fixada à estrutura do corpo do Audi e-tron em 35 pontos, o que aumenta
sua rigidez torcional e contribui para o alto nível de segurança.
Comparado a um SUV convencional, o Audi e-tron oferece rigidez torcional
45% maior, um parâmetro essencial para excelência
na dirigibilidade.
Dependendo do modo de direção selecionado no Audi drive select, o
sistema também influencia a suspensão padrão com amortecedores
adaptáveis. Como resultado, existe uma grande diferença entre conforto
para rodar suavemente ou escolher uma dirigibilidade mais esportiva.
O
modelo tem 4.901 milímetros de comprimento, 2.043 milímetros de largura
e 1.629 milímetros de altura. Com entre eixos
de 2.928 milímetros, o Audi e-tron tem amplo espaço para cinco
ocupantes e bagagens. Como o veículo elétrico não possui o eixo cardã,
na parte traseira não há mais o túnel central, o que oferece um ganho de
espaço incrível para o passageiro no assento central
do banco de trás.
A
capacidade de bagagem é de 600 litros e, com o banco traseiro rebatido,
o espaço aumenta para 1.725 litros. A ausência
de um motor tradicional na parte frontal dá lugar a um compartimento
que acomoda o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador Audi
compact charger.
Eletrificação visual: exterior e interior
Como
representante elétrico da gama de veículos SUV da marca, o e-tron tem a
grade Singleframe de design octogonal com
linhas verticais e horizontais. Na extremidade inferior, o modelo é
amplamente fechado, identificando-o como um modelo totalmente elétrico. A
linha de ombro desenhada desde os faróis Full LED até as lanternas dá
ao Audi e-tron a impressão de um modelo ainda
mais próximo do chão. Com o teto solar panorâmico Open Sky, o modelo intensifica a sensação de leveza e espaço amplo.
Na
borda inferior dos faróis, quatro linhas horizontais criam a assinatura
e-tron nas luzes diurnas. Pela primeira vez,
isso é integrado diretamente aos faróis. Na parte traseira, a
assinatura ótica mantém o design inaugurado no Audi Q8 e chama a atenção
para a ausência dos tubos de escape. Na lateral do veículo, destaca-se o
logotipo e-tron na cor laranja na tampa de abertura
para acoplar o carregador.
Dentro
do veículo, o design incorpora desempenho, inteligência e leveza. Os
assentos possuem costura que lembra placas
de um circuito elétrico, com ajuste de lombar e com memória para o
motorista. A área do motorista foi projetada para que os dois grandes
displays do MMI Touch, de 10,1 e 8,6 polegadas, com retorno tátil e
sonoro, sejam levemente direcionados para o condutor.
No
visor superior, o motorista controla informações, entretenimento,
navegação e configurações do e-tron – onde eles podem
ativar um timer de carregamento ou especificar o tipo de regeneração,
por exemplo. Na parte inferior, o motorista gerencia a entrada de texto,
as funções de conforto e o ar-condicionado com o pulso apoiado
confortavelmente no seletor de modo de direção.
Versões, preços e opcionais
O
Audi e-tron será comercializado em duas versões recheadas de
equipamentos de série. A versão Performance traz dentre
os itens de conforto bancos dianteiros elétricos em couro com ajuste
lombar e memória para o motorista, ar-condicionado de 4 zonas, teto
solar elétrico panorâmico Open Sky, volante com ajuste elétrico de
altura, projeção do logotipo e-tron em todas as portas
e luzes internas personalizáveis com 30 opções.
Como
itens de segurança, vem de série com faróis Full LED com assistente de
farol alto, controle de cruzeiro adaptativo
com assistente de saída de faixa, abertura e fechamento elétrico do
porta-malas com sistema hands-free, abertura de veículo por proximidade,
auxílio de estacionamento plus com display 360º, indicador de pressão
dos pneus, espelho retrovisor interno com função
antiofuscante automática e oito airbags.
Como
equipamentos de informação e entretenimento, os principais destaques
são rádio MMI com sistema de navegação e interface
para smartphones com sistema iOS e Android. A estrutura do menu é
intuitiva como em um smartphone e muitas funções também podem ser
controladas através do sistema de controle de voz natural. Há também o
Audi virtual cockpit plus, onde o motorista pode escolher
entre duas visões que apresentam claramente todas as informações na
forma de gráficos nítidos e de alta resolução.
Como opcional nesta versão existe apenas a pintura metálica e o Pacote Tecnológico, que contempla head-up display, pre
sense dianteiro – que avisa o motorista e prepara o veículo para o caso de uma colisão iminente – e o night vision assist.
A
versão topo de linha é a Performance Black, que agrega no interior
bancos dianteiros esportivos em Alcântara, acabamentos
na cor cinza volcano e teto interior na cor preta. No exterior,
incorpora o kit S line com soleiras em alumínio e iluminadas, capa do
retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos em High Gloss Black e
pinças de freio laranja. De série nessa versão há
também o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto falantes.
Na
Performance Black, além dos opcionais de pintura metálica e Pacote
Tecnológico, os clientes podem acrescentar os retrovisores
virtuais, faróis full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e o
Audi Side Assist. Este último é um pacote que contempla tecnologias
inovadoras como o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma
colisão e regula o tensionamento dos cintos dianteiros,
posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit
Warning Assist (aviso de perigo quando os passageiros estão saindo do
veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o
Assistente de Tráfego Reverso (informa o condutor
sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira
com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve
utilização dos freios caso necessário).
As
rodas em ambas as versões são de 21 polegadas, mas na Performance Black
o desenho é exclusivo. São 11 cores externas
disponíveis na versão Performance: Azul Galáxia, Azul Navarra, Bege
Siam, Branco Geleira, Cinza Manhattan, Cinza Tufão, Prata Florete, Preto
Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya. No interior, são três
opções: bege, preto e marrom.
Na versão Performance Black, são nove cores externas – Azul Antigua, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Daytona,
Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya – e duas interiores, cinza e preto.
Produzido
na fábrica de Bruxelas, na Bélgica, o Audi e-tron tem garantia de 4
anos no veículo e 8 anos nas baterias. Seu preço público sugerido será
de R$499.990,00 na
versão Performance e de R$539.990,00 na Performance Black. Contudo,
durante o período de lançamento haverá condições especiais: as versões
serão negociadas, respectivamente, por R$459.990,00 e R$499.990,00, além
de valorização de até R$15.000,00 na troca do
veículo usado e 4 anos de manutenção já inclusos.
Estratégia de eletrificação e infraestrutura de recarga
O
Audi e-tron SUV fez sua estreia no Brasil no primeiro semestre de 2019,
ao ser apresentado ao lado da embaixadora Isabelle Drummond, durante a
avant première do filme
Os Vingadores: Ultimato, patrocinado globalmente pela marca das quatro
argolas. Após avaliações de compatibilidade com a infraestrutura local,
avaliação de performance e autonomia em diferentes condições de
temperatura e pisos mais comuns em solo brasileiro,
o modelo chega definitivamente ao mercado em abril de 2020.
A
Audi anunciou em fevereiro investimento de R$ 10 milhões em
infraestrutura de recarga de veículos elétricos para instalação de 200
pontos até 2022. O objetivo é instalar
os pontos em shoppings, academias, hotéis, clubes e restaurantes, ou
seja, localidades que o cliente frequenta e pode deixar o veículo
carregando enquanto realiza outra atividade.
Além
da infraestrutura oferecida pela Audi do Brasil, a marca também se
aliou à Porsche, Volkswagen e EDP para instalar 30 estações de recarga
ultra rápida localizadas
em estradas e rodovias pelo território brasileiro. Serão 29 estações de
150 kW e uma unidade de 350 kW.
Concessionárias e-tron
A
Audi também anunciou recentemente as 14 concessionárias que terão a
bandeira e-tron. Cada uma delas já possui representantes especializados
para oferecer a melhor experiência
em toda a jornada do cliente, desde um atendimento personalizado com um
especialista no produto até a manutenção necessária com equipe
altamente treinada. Todas as concessionárias também terão pontos de
carga rápida DC de 22 kW e pelo menos um veículo e-tron
para test drive.
Os
14 Audi Centers habilitados estão localizados em Belo Horizonte,
Brasília, Campo Grande, Curitiba (Alto da XV), Londrina, Florianópolis,
Porto Alegre, Recife, Rio de
Janeiro (Botafogo), Vitória, e quatro em São Paulo.
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