sábado, 17 de fevereiro de 2024

34ª Festa da Uva em Caxias do Sul é aberta a visitantes a partir de amanhã

 

Inauguração do evento, que tem programação até 3 de março, reuniu ministros, governador e autoridades locais no Parque da Festa

Crédito: Julio Soares

A 34ª edição da Festa Nacional da Uva está oficialmente aberta aos visitantes, a partir desta sexta-feira, dia 16 de fevereiro. Uma cerimônia com as presenças do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e do governador gaúcho Eduardo Leite, além de outras autoridades, representantes e convidados, marcou a inauguração oficial dos festejos na tarde de quinta-feira, dia 15, no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento foi traduzido para Libras pelos intérpretes da Move Língua de Sinais.


A primeira fala da tarde foi feita pelo presidente da Comissão Comunitária da edição de 2024 da Festa da Uva, Fernando Bertotto, que celebrou todas as mãos que, ao se unirem, criaram a Festa este ano, entre voluntários, embaixatrizes e, em especial, o trio formado pela rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho. “Seriam muitas palavras para descrevê-las, mas os atos, atitudes, carinho e amor pela Festa percorreram distâncias em todo nosso país.” Bertotto ainda citou o início das comemorações dos 150 anos da imigração italiana na região. “Neste século e meio, milhares de pessoas e etnias foram se agregando à Caxias do Sul e construindo nossa cidade com muito trabalho, força, fé e festa.” O presidente finalizou clamando para que as novas gerações acreditem e valorizem a Festa da Uva.


O Prefeito Municipal de Caxias do Sul, Adiló Didomênico, enfatizou a importância de Caxias do Sul no cenário cultural, turístico e econômico brasileiro, agradecendo a quem acredita na força da Festa da Uva. Ainda, citou que a cidade conta com um percentual acima da média quanto à preservação ambiental e com 3.500 famílias ligadas à agricultura familiar. “Essa vocação produtiva é uma das maiores heranças dos antepassados. Reconhecemos a importância de quem constroi o futuro sem perder sua identidade histórica. Que a Festa continue a inspirar e fortalecer os laços da comunidade em um horizonte de otimismo”, apontou.


Representando o Governo Federal na cerimônia, o ministro Paulo Teixeira prestou homenagem às famílias italianas que chegaram há 150 anos e construíram a força social, política e econômica que é Caxias do Sul, destacando a agroindústria e o setor metalmecânico. Teixeira ainda comentou sobre as dificuldades do estado diante das questões climáticas, além de citar alguns dos investimentos disponibilizados pelo Governo Federal ao setor agrícola. “Torcemos por um ano melhor para os agricultores, tão resilientes frente à crise climática, e continuaremos apoiando seu desenvolvimento”, afirmou. Ainda, parabenizou a todos que organizaram a Festa e os resultados positivos da vindima.


Em sua fala, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, celebrou os esforços que existem por trás da produção da uva, remetendo aos antepassados imigrantes. Estes devem servir como inspiração por terem buscado novos caminhos e sido resilientes diante às dificuldades, transformando a região em um lugar de prosperidade exemplar. “A obrigação é fazermos nossa parte, enfrentando os desafios do presente. Seu espírito comunitário é um orgulho para todos nós e um estímulo para as lideranças. Vida longa à Festa da Uva!”, comemorou.


Depois do desate de fita inaugural junto à rampa de acesso ao Centro de Eventos, ministros, governador, prefeito, rainha e princesas da Festa da Uva, além do presidente da Comissão Comunitária, visitaram em comitiva alguns estandes da Feira Agroindustrial. A atividade se estendeu pelo Centro de Eventos e Pavilhão 1, remetendo à experiência de visitação ao local. Ao final da tarde, todos se dirigiram à área central da cidade, para assistir ao primeiro Desfile Cênico desta edição da Festa, na Rua Sinimbu, no Centro de Caxias do Sul.


A 34ª Festa da Uva tem como tema Caminhos e Lugares, que remete ao desembarque dos imigrantes que povoaram a região a partir de 1875. O evento, que marca o início das comemorações dos 150 anos da imigração italiana, contará com inúmeras atrações que exaltam a cultura, a gastronomia e a força da economia local. A expectativa é de um público total estimado em 500 mil pessoas ao longo da programação. 


Além do Desfile Cênico (com edições nos dias 15, 17, 21, 25 e 28 de fevereiro e 2 de março), a Festa inclui Jogos Coloniais nas comunidades, shows nacionais e regionais de diferentes gêneros musicais, apresentações do espetáculo Som & Luz, espaço para as crianças no Téti na Festa da Uva e os eventos de gastronomia Saguzaço, Polentaço e Uvada da Nona (uvada gigante). Espaços como a Vila das Cervejas, Vila dos Distritos e as feiras agroindustrial e multisetorial – com cerca de 400 expositores -, também podem ser visitados. E, ainda, a grande atração da Festa: a Exposição de Uvas, em espaço em forma de parreiral, com 1.800 cachos de uva somando 600 kg, e a Mostra de Uvas premiadas de Caxias do Sul. Nos dias de festa, cerca de 150 toneladas da fruta serão distribuídas ao público.


O evento se estende até o dia 3 de março, e o público poderá visitar a Festa da Uva de segunda-feira a quinta-feira das 14h às 22h; nas sextas-feiras das 14h às 23h; aos sábados das 10h às 23h e aos domingos, das 10h às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário