terça-feira, 24 de dezembro de 2013

FIA lança Mestrado Profissional com foco em Gestão de Negócios

Duas linhas de pesquisa englobam o estudo de aspectos de Gestão Estratégica e Mercados e Geração de Valor nas empresas. Aulas têm início programado para 07 de março de 2014

            Regulamentada em 2009 e avaliada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a modalidade de Mestrado Profissional, relativamente recente no país, tem atraído a atenção de diversos profissionais por ser uma opção intermediária entre duas formações: a dos MBAs, (pós-graduação Lato Sensu) e a do tradicional Mestrado Acadêmico (Stricto Sensu).

            Dessa forma, tem se tornado uma opção cada vez mais procurada para quem deseja se aprofundar em estudos e pesquisas de técnicas empresariais avançadas, e qualificar-se para a docência. Assim, para atender esta demanda, a FIA (Fundação Instituto de Administração) lança o curso de Mestrado Profissional, com inscrições abertas até o dia 07 de janeiro de 2014.
           
            Com 2 anos de duração, o curso conta com um corpo acadêmico formado por professores doutores e uma sólida qualificação técnico-científica nas linhas de pesquisa de "Gestão Estratégica" e "Mercados e Geração de Valor". "Consideramos essas duas linhas de pesquisa como pontos fortes da FIA, pois todo o conteúdo foi projetado ao longo de três anos de análises e estudos para a formação da grade curricular, que foi analisada e recomendada pela Capes. Nosso objetivo é o aprofundamento sobre métodos de pesquisas e conceitos de gestão aplicada ao ambiente corporativo", afirma o professor doutor James Wright, coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da instituição.

            O conteúdo do curso é estruturado três grupos funcionais de disciplinas:

  • Instrumentais  relativas à capacitação metodológica para a pesquisa;
  • Competências centrais  que envolvem o aprofundamento nos conceitos centrais para a gestão de negócios
  • Complementares  que expandem e aprofundam a área de competência central nas duas linhas de pesquisa.

Linhas de Pesquisa para desenvolvimento

Serão abordados os seguintes aspectos em cada linha estudada:

Linha de Pesquisa 1 - Gestão Estratégica?

A linha de Gestão Estratégica envolve estudos que se concentram no avanço das teorias e da prática gerencial da formulação e realização de estratégias, em suas três dimensões. Uma que diz respeito às decisões relacionadas ao tipo de negócio no qual a empresa deve atuar (estratégias corporativas). Outra está ligada às decisões que se relacionam ao modo como a organização compete ou se posiciona no mercado em relação ao seu negócio (estratégias competitivas). E a terceira, às decisões que sustentam as mudanças na dimensão operacional das organizações (estratégias funcionais).

Linha de Pesquisa 2 - Mercados e Geração de Valor

A linha de Mercados e Geração de Valor envolve o estudo das teorias e das práticas ao longo da cadeia de valor. Neste sentido, a dimensão relacionada aos mercados compreende os processos de negócios com foco no consumidor e a adequada gestão dos esforços de inovação e marketing, alinhados às estratégias da empresa. A dimensão da geração de valor foca os temas econômico-financeiro, ambiental e social da empresa com o objetivo de gerar sustentabilidade nos negócios.

            Informações e inscrições sobre o novo curso de Mestrado Profissional estão disponíveis no site www.fia.com.br.

Serviço:
Mestrado Profissional em Gestão de Negócios
Inscrições: até 07 de janeiro de 2014
Início das aulas: 07 de março de 2014
Local: Unidade Educacional Butantã: Rua José Alves da Cunha Lima, 172, São Paulo

Informações e inscrições: www.fia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário