Duas linhas de pesquisa
englobam o estudo de aspectos de Gestão Estratégica e Mercados e Geração de
Valor nas empresas. Aulas têm início programado para 07 de março de 2014
Regulamentada em 2009 e avaliada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior), a modalidade de Mestrado Profissional,
relativamente recente no país, tem atraído a atenção de diversos profissionais
por ser uma opção intermediária entre duas formações: a dos MBAs,
(pós-graduação Lato Sensu) e a do tradicional Mestrado Acadêmico (Stricto
Sensu).
Dessa forma, tem se tornado uma opção cada vez mais procurada para quem deseja
se aprofundar em estudos e pesquisas de técnicas empresariais avançadas, e
qualificar-se para a docência. Assim, para atender esta demanda, a FIA
(Fundação Instituto de Administração) lança o curso de Mestrado Profissional,
com inscrições abertas até o dia 07 de janeiro de 2014.
Com 2 anos de duração, o curso conta com um corpo acadêmico formado por
professores doutores e uma sólida qualificação técnico-científica nas linhas de
pesquisa de "Gestão Estratégica" e "Mercados e Geração de
Valor". "Consideramos essas duas linhas de pesquisa como pontos
fortes da FIA, pois todo o conteúdo foi projetado ao longo de três anos de
análises e estudos para a formação da grade curricular, que foi analisada e
recomendada pela Capes. Nosso objetivo é o aprofundamento sobre métodos de pesquisas
e conceitos de gestão aplicada ao ambiente corporativo", afirma o
professor doutor James Wright, coordenador do Programa de Mestrado Profissional
em Gestão de Negócios da instituição.
O conteúdo do curso é estruturado três grupos funcionais de disciplinas:
- Instrumentais relativas à capacitação metodológica para
a pesquisa;
- Competências centrais que envolvem o aprofundamento nos
conceitos centrais para a gestão de negócios
- Complementares que expandem e aprofundam a área de competência
central nas duas linhas de pesquisa.
Linhas de Pesquisa para desenvolvimento
Serão abordados os seguintes aspectos em cada
linha estudada:
Linha de Pesquisa 1 - Gestão Estratégica?
A linha de Gestão Estratégica envolve estudos que
se concentram no avanço das teorias e da prática gerencial da formulação e
realização de estratégias, em suas três dimensões. Uma que diz respeito às
decisões relacionadas ao tipo de negócio no qual a empresa deve atuar
(estratégias corporativas). Outra está ligada às decisões que se relacionam ao
modo como a organização compete ou se posiciona no mercado em relação ao seu
negócio (estratégias competitivas). E a terceira, às decisões que sustentam as
mudanças na dimensão operacional das organizações (estratégias funcionais).
Linha de Pesquisa 2 - Mercados e Geração de
Valor
A linha de Mercados e Geração de Valor envolve o
estudo das teorias e das práticas ao longo da cadeia de valor. Neste sentido, a
dimensão relacionada aos mercados compreende os processos de negócios com foco
no consumidor e a adequada gestão dos esforços de inovação e marketing,
alinhados às estratégias da empresa. A dimensão da geração de valor foca os
temas econômico-financeiro, ambiental e social da empresa com o objetivo de
gerar sustentabilidade nos negócios.
Informações e inscrições sobre o novo curso de Mestrado Profissional estão
disponíveis no site www.fia.com.br.
Serviço:
Mestrado Profissional em Gestão de Negócios
Inscrições: até 07 de janeiro de 2014
Início das aulas: 07 de março de 2014
Local: Unidade Educacional Butantã: Rua
José Alves da Cunha Lima, 172, São Paulo
Informações e inscrições: www.fia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário