O fato de o Brasil já possuir a segunda maior
frota do mundo de helicópteros de uso civil e a segunda maior de aeronaves da
chamada aviação comercial vem impulsionando o crescimento de outros negócios.
Entre eles, o de peças de reposição para helicópteros. A Global Air, empresa
especializada em importação de peças para este tipo de aeronave, projeta um
crescimento de 27% para este ano, porém mantem em segredo o faturamento.
Dono de uma rede de contatos
em todo o mundo, Ricardo Ralston, CEO da Global Air, trabalha com uma uma base
de apoio em São Paulo, um depósito em Miami, e escritórios em Londres, na
Inglaterra, e em Le
Bourget, na França. Dos quatro pontos,
coordena a importação de peças em tempo menor que os principais concorrentes e
com margens de lucro bem inferiores.
“Temos preços entre 25% até
40% menores que a concorrência e uma agilidade que me rendeu o apelido de
“Heligeiro”, brinca o executivo. Mas faz sentido. Recentemente, um proprietário
de helicóptero teve a antena danificada e procurou o fabricante para fazer o
reparo. “Informaram a ele que o conserto da peça sairia por US$ 9 mil, mas a
Global Air trouxe uma antena nova por US$ 5 mil”, relembra.
Além do custo, claro, uma
demanda dos clientes da Global Air é por agilidade. Quem tem uma aeronave
precisa se deslocar bastante e não pode ficar parado por falta de peças. “Há
algumas semanas recebemos a ligação de um empresário desesperado porque o ECU
(computador de bordo) da aeronave dele havia parado de funcionar e o fabricante
pediu 90 dias para a reposição do sistema. Nós conseguimos trazer um novo, a
base de troca em três dias e ele ficou eternamente grato”, explica Ralston. A
explicação para tamanha demora está no excesso de demanda do setor e no descaso
em relação ao pós-venda, na visão do executivo.
Segundo o CEO da Global Air,
ao prover soluções rápidas e com menor custo, a empresa fideliza o cliente e se
torna cada vez mais conhecida no meio. Com 30 anos de experiência, a Global Air
segue os procedimentos normais de importação, mas pode ser mais rápida porque tem
canais de contato muito bem desenvolvidos com seus fornecedores, e estoque
próprio de partes. “Dos 500 helicópteros que voam hoje no Brasil, podemos
atender cerca de 200, pois estão entre as nossas especialidades que são, Eurocopter, Turbomeca e Agusta“, afirma. Mais informações
em São Paulo no (11) 3230 8350 ou nos Estados Unidos em 305-432-2460.
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