Gerente da Swissport destaca redução de custos e de ruído significativos já no período de teste
Há dois meses, a primeira esteira de bagagem autopropelida elétrica do país está sendo testada por empresas de ground handling. O uso do equipamento é simples: a esteira transportadora de bagagem é manobrada até a aeronave para permitir que as malas possam ser colocadas ou retiradas do porão de maneira ordenada e respeitando o balanceamento previamente programado da aeronave. Além disso, o equipamento torna a operação mais cuidadosa e com menores riscos para os profissionais envolvidos. Sem a esteira, as chamadas malas soltas (não conteinerizadas) são colocadas manualmente no porão.
A esteira elétrica transportadora de bagagem substitui um equipamento semelhante movido a diesel, garantindo emissão zero e uma operação muito mais silenciosa. A primeira empresa a testar o novo equipamento elétrico foi a Swissport, ao longo de 15 dias. Para Ronaldo Zambelan, gerente de manutenção da Swissport, o desempenho e a segurança foram perfeitos. “Mesmo em um período curto de tempo, vimos a redução de custos e de ruídos na operação”, disse o gerente da Swissport. O equipamento é movido a bateria com duração de oito horas e recarregamento via plug-in em apenas 6 horas (consta em manual essa informação).
Atualmente, todas as esteiras transportadora de bagagem em operação no Brasil são movidas a diesel e só a Rucker conta com 350 unidades no mercado. O modelo elétrico, depois do período de testes na Swissport, seguiu para a TAM também para passar por uma avaliação. A esteira elétrica transportadora de bagagem da Rucker pode ser usada em qualquer aeronave que necessite de uma esteira para que as malas cheguem ao bagageiro mais facilmente. “Os ganhos com saúde ocupacional são decisivos para as empresas aéreas, o levantar e abaixar é prejudicial a saúde do operador , mas com o modelo elétrico é possível contemplar esta preocupação com a saúde no trabalho e ainda promover, ao mesmo tempo, baixo impacto ambiental e redução de custos”, disse Rafael Mendes, diretor geral da Rucker.
Mendes também destacou que o equipamento é altamente seguro, com travas, sensores de proximidade, sistema de balanceamento hidráulico, controle de segurança para evitar que o equipamento se movimente indevidamente, um botão especial de emergência e ainda acesso seguro para o operador. Todos os sensores são à prova de água para garantir a operação segura mesmo exposto às intempéries.
Saiba mais sobre a Rucker
A Rucker é uma empresa 100% brasileira, líder nacional no fornecimento de equipamentos para o setor aeroportuário. Fundada em 1971, conta hoje com mais de 30 equipamentos no portfólio, tais como, rebocadores de push-back, loaders, esteiras de bagagens, caminhões de comissaria, abastecedores de aeronaves, escada de passageiros, caminhões de água potável e limpeza de toaletes, entre outros. Recentemente implantou uma linha de montagem dedicada a produção de Terminal Tractors, um produto que foi projetado para atender a requisitos de alta produtividade, agilidade, disponibilidade e capacidade de tração, exclusivo para as operações em portos, centros de distribuição e siderurgias. A Rucker também produz rebocadores para a movimentação interna de cargas nas indústrias.
Mais informações em www.rucker.ind.br
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