Mais
de 100 iniciativas foram criadas para manter o nível de serviço no
atendimento de espectadores e delegações. Exercícios simulados e
check-in antecipado na Vila Olímpica e Paralímpica são exemplos de ações
da companhia
A LATAM Airlines Brasil preparou um conjunto de mais de 100 ações operacionais especiais para atender com eficiência os espectadores e as delegações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O pacote foi desenvolvido durante um ano de trabalho, por uma equipe multidisciplinar de diferentes áreas da empresa.
A LATAM Airlines Brasil preparou um conjunto de mais de 100 ações operacionais especiais para atender com eficiência os espectadores e as delegações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O pacote foi desenvolvido durante um ano de trabalho, por uma equipe multidisciplinar de diferentes áreas da empresa.
O
foco principal é a operação com pontualidade e segurança nas
datas-chave dos jogos. Entre agosto e setembro, o Rio de Janeiro
receberá um fluxo concentrado de passageiros em datas específicas, como
na abertura e no encerramento do evento. A companhia estima atender
cerca de 25% do público que utilizará o transporte aéreo para chegar à
cidade no período. Do total de 4,5 mil atletas paralímpicos, estima-se
que 30% viajarão com a LATAM Airlines Brasil.
Confira infográfico sobre as operações para o período de Jogos Olímpicos:
As
ações pré-evento têm se concentrado em exercícios simulados, estudos,
revisão de procedimentos e reforço nas capacitações. Durante os jogos,
as ações se traduzirão em serviços, monitoramento e soluções inovadoras
para uma experiência ainda mais ágil e segura.
“A
LATAM está pronta para o desafio olímpico, que será único e ainda maior
do que a Copa de 2014 devido à concentração da demanda e a alta
complexidade logística”, afirma Eduardo Costa, diretor sênior de
Serviços e Inovação da LATAM Airlines Brasil. “Começamos a nos preparar
em junho do ano passado para agilizar o atendimento dos atletas, cuidar
dos clientes paralímpicos, acomodar cargas aéreas especiais e coordenar
embarques e desembarques massivos, simultâneos e concentrados em uma
única cidade”, completa.
A
LATAM Airlines Brasil investe na operação olímpica até R$ 20 milhões,
sendo R$ 15 milhões para as ações operacionais especiais e R$ 5 milhões
para o atendimento de eventuais contingências durante o evento. Confira
onde se concentram algumas iniciativas:
AÇÕES PRÉ-EVENTO
1. Simulados e Testes: foram
realizados três exercícios próprios e outros dois em cooperação com a
SAC (Secretaria de Aviação Civil) nos aeroportos de São Paulo (Congonhas
e Guarulhos) e do Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão). Foram
testados cenários de demanda concentrada, processos de transferência e
logística específica dos itens de mobilidade. Serviram como melhores
práticas as referências de outros grupos e operadores aeroportuários que
já atenderam o público em edições anteriores do evento.
2. Capacitação Reforçada: mais
de 1 mil funcionários das áreas de aeroportos, de bagagens e de bordo
foram treinados para manuseio de itens de mobilidade, operação de ambulift e de plataforma elevatória, e atendimento de passageiros com deficiência.
3. Segurança Operacional: foi
reforçada e ampliada a supervisão e o controle de procedimentos de
segurança, intensificada a capacitação das equipes em todos os aspectos
relacionados à Security. A companhia trabalha de forma coordenada e
integrada com todos os órgãos do sistema de segurança aeroportuária,
incluindo agentes públicos e privados das áreas operacionais e de
inteligência no Brasil e no exterior. A empresa também tem participado
de fóruns específicos para o planejamento preventivo de suas operações.
AÇÕES DURANTE O EVENTO
1. Central Especial de Controle: uma
estrutura especial no Rio de Janeiro atuará 24 horas por dia durante os
jogos, com uma equipe multidisciplinar da companhia. Essa equipe vai
coordenar de forma integrada eventuais contingências, com o objetivo de
mitigar impactos e criar soluções com agilidade.
2. Cuidados paralímpícos:
um projeto está sendo desenvolvido pela companhia, junto a uma
fabricante nacional, para um modelo de cadeira de rodas de aeroporto que
sirva para auxiliar os embarques e desembarques massivos de pessoas com
deficiência em qualquer aeronave da frota da LATAM Airlines Brasil.
Atualmente, a companhia já transporta, em média, até 20 mil passageiros
com deficiência por mês. Durante os jogos, para atender o fluxo
concentrado deste público, já está prevista a simplificação do serviço
de bordo, do acesso ao corredor da aeronave, do processo de embarque e
desembarque, e da política de bagagens para itens de mobilidade.
3. Agilidade com check-in e despacho antecipados na Vila Olímpica: a
companhia estima que até 15% das delegações deverão embarcar e
desembarcar com a LATAM Airlines Brasil no Rio de Janeiro durante os
jogos. Esse público terá à sua disposição, na Vila Olímpica e
Paralímpica, o check-in antecipado e o despacho de bagagens com
identificação especial para os itens. Serão beneficiados com a medida
até 995 membros da delegação brasileira, por exemplo.
4. Cuidado e assistência nos aeroportos:
um Guia do Passageiro em três idiomas (português, espanhol e inglês)
fornecerá ao cliente informações úteis sobre os serviços da LATAM
Airlines Brasil e dos aeroportos com maior movimentação durante os
jogos. Os clientes estrangeiros contarão com tradutores para os idiomas
inglês e espanhol nos aeroportos do Rio de Janeiro (Santos Dumont e
Galeão), de Brasília e de São Paulo (Congonhas e Guarulhos).
Adicionalmente, em eventuais casos de contingência, será fornecido ao
cliente um cartão de crédito individual, para custeio de alimentação e
hospedagem. O objetivo é assegurar agilidade na assistência e liberdade
de escolha para cada passageiro impactado.
5. Malha aérea e Frota:
Para assegurar conexões em eventuais contingências, estarão
posicionadas seis aeronaves reserva nos aeroportos mais movimentados,
sendo quatro Airbus A320 nos aeroportos de Brasília e de São Paulo
(Congonhas e Guarulhos) e dois Boeing (um 767 e um 777) em São Paulo
(Guarulhos). A empresa acompanha de perto a evolução da demanda para
programar voos extras se houver necessidade. Até agora, cerca de 100
voos extras domésticos já estão à venda, e o total poderá chegar até 300
voos extras domésticos aproximadamente durante todo o período dos
jogos.
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