Avaliação da internet no terminal também melhorou 37%, de acordo com pesquisa
Os
funcionários da inspeção de segurança do Aeroporto Internacional de
São Gonçalo do Amarante, em Natal (RN), são os mais prestativos e
cordiais do País. Em uma escala de 1 a 5, os passageiros atribuíram
nota 4,80 a este quesito, de acordo com o boletim do 2º Trimestre/2016
da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro. O levantamento é
divulgado trimestralmente pelo Ministério dos Transportes, Portos e
Aviação Civil.
Entre
os 38 indicadores pesquisados, 24 itens receberam médias acima de 4,
meta de desempenho estabelecida pelo governo federal. O terminal
alcançou nota 4,20 no indicador Satisfação Geral do passageiro, melhor
que o resultado de 4,09 conquistado no mesmo período do ano anterior.
Além disso, o aeroporto registrou um aumento significativo de 37% na
qualidade da internet/wi-fi, saltando de 3,08 para 4,23 agora, em
comparação com igual trimestre de 2015.
Outros
quesitos com melhores avaliações pelos viajantes foram a qualidade da
informação prestada pelas companhias aéreas (4,76) e a facilidade no
embarque/desembarque no meio-fio (4,73). Em contrapartida, dois dos
piores indicadores do terminal estão relacionados à
qualidade/quantidade e ao custo-benefício das lanchonetes e
restaurantes (2,95 e 2,38, respectivamente). Já o custo-benefício do
estacionamento é o segundo pior entre os 15 terminais da Pesquisa, com
média 1,94.
A PESQUISA
– Os 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de
passageiros da aviação regular no Brasil mantiveram o nível de 86% de
aprovação no 2º trimestre de 2016, segundo resultados da Pesquisa
Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos
Transportes, Portos e Aviação Civil. Isso significa que a maioria dos
passageiros entrevistados avaliou os principais aeroportos do País com
nota 4 (bom) ou 5 (muito bom), em uma escala de 1 a 5.
Os
indicadores de facilidades ao passageiro, serviços prestados por
companhia aérea, infraestrutura aeroportuária e serviços públicos também
mantiveram um nível de 74% de aprovação neste trimestre, ficando com
notas igual ou superior a 4. No mesmo período de 2015, o índice era de
67%.
Após
um ano, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR),
voltou a ser apontado como o melhor terminal do País, com nota 4,64. O
Aeroporto Santos Dumont (RJ) ficou em segundo lugar, com nota 4,44;
seguido por Guarulhos (SP), com 4,40; Recife (PE), com 4,36; e
Viracopos (SP), com 4,34. Entre os aeroportos que mais evoluíram em
relação ao mesmo período do ano passado, estão Guarulhos (8,8%) e
Santos Dumont (8,6%), duas das principais portas de entrada para a
Olimpíada e Paralimpíada.
“Mais
uma vez, entre os cinco melhores terminais, três são da rede
Infraero, o que destaca cada vez mais a disputa saudável e aprimoramento
dos gestores aeroportuários na prestação dos serviços aos
passageiros, após o início da série histórica da Pesquisa, em 2013.
Nesta rodada, vemos o Aeroporto Santos Dumont em segundo lugar, no
esforço para chegar a primeiro do ranking. Isso mostra que a pesquisa
serve como base para que os aeroportos saibam os pontos que precisam
melhorar e o que já está dando certo na gestão” afirma o ministro dos
Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.
NOVA METODOLOGIA – Desde 2013,
a Secretaria de Aviação Civil divulga trimestralmente
a pesquisa permanente que mede a satisfação dos passageiros em
itens de infraestrutura, atendimento, serviços e gestão aeroportuária.
A medição é realizada nos 15 principais terminais do Brasil,
responsáveis por 80% do movimento de passageiros da aviação regular no
País.
Após
mais de três anos, a Secretaria reformulou a metodologia aplicada e
retirou ou substituiu alguns indicadores, reduzindo de 48 para 38 os
itens de medição. Por outro lado, alguns indicadores foram incluídos
ou alterados: a qualidade de informação prestada por funcionários das
companhias aéreas e a disponibilidade de vagas no estacionamento são
duas delas.
Segundo
o diretor do Departamento de Gestão Aeroportuária, Paulo Henrique
Possas, a reformulação dos indicadores ocorreu em função de toda
experiência adquirida no manuseio dos dados nos últimos três anos.
“Nosso objetivo é aperfeiçoar cada vez mais a análise
do desempenho dos aeroportos brasileiros, focando no que é importante
para a gestão aeroportuária”, explica Possas.
Ao todo, foram realizadas 13.452 entrevistas nos meses de abril, maio e junho de 2016. Desde que o estudo começou a ser realizado, em 2013, mais de 225 mil pessoas foram ouvidas. O levantamento é realizado pela Praxian – Business & Marketing, responsável pela pesquisa de campo, e o nível de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de 5%.
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