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A
‘Informação de Luzes de Tráfego’ é o primeiro serviço com comunicação
entre veículo e infraestrutura viária (V2I) fornecido por uma marca
automotiva
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O serviço se inicia com variações nos modelos A4 e Q7, em Las Vegas
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A criação de redes é essencial para condução autônoma nas cidades
Saber de antemão quando um semáforo
mudará de vermelho para verde possibilita que a condução se torne mais
eficiente. A Audi é a primeira
marca automotiva a conectar o carro com a infraestrutura da cidade, o
que é um passo importante para a condução autônoma. A partir de agora,
em Las Vegas, os modelos A4 e Q7 podem exibir as fases da luz de tráfego
diretamente no carro. Mais cidades dos EUA
possuirão esse sistema e há planos também para introduzir o sistema na
Europa. A ‘Informação de Luzes de Tráfego’ aperfeiçoa o fluxo do
trânsito, economiza tempo e reduz o impacto ambiental.
A
Audi of America está cooperando com diversas cidades na América do
Norte para atualizar a infraestrutura para o recebimento da tecnologia
V2I. "Pela primeira vez, nossos
carros estão trocando dados em tempo real com a infraestrutura de
tráfego. Os motoristas podem adaptar o seu comportamento à situação e
conduzir o veículo de uma forma muito mais relaxada e controlada", diz
Andreas Reich, diretor de Pré-Desenvolvimento de
Eletrônicos da AUDI AG. "Aumentamos a eficiência energética quando
conectamos nossos modelos em cidades inteligentes. Outros serviços V2I
serão introduzidos, tornando o carro um dispositivo móvel interativo. No
fim desse desenvolvimento, teremos como resultado
a condução autônoma", completa.
Como
primeiro passo, todos os modelos A4 e Q7 produzidos para o mercado
norte-americano desde junho de 2016 e equipados com o Audi Connect terão
essa função a bordo. Nos
EUA, os centros de gestão do tráfego municipais irão comunicar os dados
de luzes de tráfego para a parceira do projeto, a Traffic Technology
Services (TTS). Os dados são preparados, então, e enviados para o
computador de bordo dos veículos por meio de uma
conexão rápida com a internet, como 4G/LTE, em tempo real.
A
primeira função do componente ‘Informação de Luzes de Tráfego V2I’
chama-se ‘Tempo para Verde’. No Audi virtual cockpit ou no head-up
display, os motoristas podem ver
se alcançarão a próxima luz verde viajando dentro do limite permitido
de velocidade. Caso não seja possível, uma contagem regressiva do tempo
restante até a próxima fase verde é fornecida e os motoristas podem
tirar o pé do acelerador no momento certo. Os
projetos-piloto na Europa mostram que os motoristas se previnem mais
graças a essa informação e isso tem um efeito benéfico em todo o fluxo
do tráfego. "Em nossos testes, o número de carros que deveriam frear até
parar caiu em torno de 20%. Isso economiza
tempo para o motorista, além de uma economia de combustível de cerca de
15% registrada no projeto-piloto", afirma Michael Zweck, gerente do
projeto de Informação de Luzes de Tráfego da Audi.
Inicialmente,
os clientes da Audi terão acesso ao serviço, mas o trabalho de
desenvolvimento que a marca tem investido nos sistemas de luz de tráfego
também beneficiará
clientes de outras marcas no futuro. A propagação crescente da
tecnologia ajudará os planejadores de tráfego das cidades a entender as
causas de lentidões e a aperfeiçoar as fases dos semáforos.
No
futuro, a ‘Informação de Luzes de Tráfego’ poderá ser conectada à
navegação inteligente e utilizada para novos conceitos de alimentação.
Por exemplo, "ondas verdes"
em sequências de luzes de tráfego poderão ser incorporadas no
planejamento da rota. Também é concebível que os modelos e-tron da Audi
possam fazer melhor uso da energia de freio ao recarregar a bateria
enquanto desaceleram na luz vermelha.
A
Audi também pretende introduzir a tecnologia na Europa. Em Berlim,
Ingolstadt, Garmisch-Partenkirchen e Verona já houve extensos
projetos-piloto. Só em Berlim, cerca
de 700 semáforos no centro da cidade foram conectados ao serviço. No
entanto, padrões de dados unificados e infraestrutura digital não
existem em toda a Europa: "No continente, a tecnologia de tráfego em uso
é altamente diversificada, já que a infraestrutura
se desenvolveu regionalmente e de forma descentralizada. Estamos
trabalhando na harmonização dos dados que foram preparados. Quando isso
estiver pronto, poderemos prover a ‘Informação de Luzes de Tráfego’ na
Europa também", anuncia Zweck.
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