quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

COMO AUMENTAR A VIDA ÚTIL DOS PNEUS DE VEÍCULOS DE CARGA?

Por José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone

Os pneus constituem um dos itens mais importantes dos caminhões. Além de suportarem a carga e absorverem as irregularidades do piso, eles são responsáveis por transferir toda a potência da tração e frenagem do veículo ao solo. Além disso, eles representam um alto investimento dentro da planilha de custos dos frotistas e empresas. Por estes motivos, aumentar a vida útil dos pneus é fundamental para favorecer a segurança ao motorista e gerar ganho em quilometragem rodada, aumentando assim seu custo benefício.

Uma metodologia de grande impacto para aumentar a vida útil dos pneus de caminhão, tanto em primeira vida quanto reformados, é o controle dos “5 Ladrões de Quilometragem”: Alinhamento, Balanceamento, Calibragem, Desenho de Banda e o Emparelhamento. Se estes itens não forem bem avaliados e corrigidos, cada um deles, por si só, pode reduzir  a quilometragem do pneu de 20% até 40%. 

O rodízio de pneus também é essencial. Ele evita o desgaste irregular, fazendo com que o desgaste aconteça de maneira mais uniforme, prolongando assim a vida útil do produto. Outra dica importante é manter os pneus distantes dos derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha, fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas, reduzindo a vida útil. 

A recapagem, que permite reaproveitar com total segurança o pneu usado e adicionar a ele uma nova banda de rodagem (parte que entra em contato com o solo), também é uma prática consolidada no Brasil. Se realizado por um revendedor credenciado e com suporte do fabricante, o pneu reformado pode rodar tanto ou mais que um pneu novo e com 1/3 do valor de um pneu original.

A Bandag, empresa líder mundial no setor de recapagem que pertence à Bridgestone, possui a maior rede de serviços do Brasil para caminhões e ônibus, chamada BTS (Bandag Truck Service). Nos centros de serviços BTS, o transportador encontra, além de pneus novos e recapagem, um posto de serviço para manutenção completa, otimizando o tempo de parada. 

Outro fator importante para aumentar a vida útil do pneu é o conceito de Ciclo de Vida Total, ou seja, podemos controlar a vida do pneu desde o início de operação, até a retirada dos pneus e reciclagem, preservando a natureza. São diferenciais como estes que somente a Bridgestone Bandag pode proporcionar ao consumidor, sendo a única com soluções completas

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