·
Início da produção do segundo modelo da Audi com tecnologia bicombustível
·
Utilitário
esportivo recebe propulsor 1.4 TFSI flex com 150 cv de potência e já
está nas concessionárias nas versões Attraction, Ambiente e Ambition
·
Herlander
Zola, diretor de marketing da Audi do Brasil: “Agora passamos a oferecer
a versão bicombustível do SUV premium mais vendido no país em 2016”
A Audi do Brasil deu início à produção
de mais um carro na sua linha em São José dos Pinhais, no Paraná. A
montadora passa a fabricar também
o Q3 1.4 TFSI Flex com 150 cv de potência. O carro é o segundo da marca
com a tecnologia bicombustível produzido localmente e já está sendo
distribuído nas concessionárias do país nas versões Attraction, Ambiente
e Ambition.
“Agora
passamos a oferecer também a versão flex do SUV premium mais vendido no
país em 2016, que chega muito alinhada às necessidades do consumidor
brasileiro. Temos certeza que,
assim como o A3 Sedan flex, o modelo será um sucesso de mercado”,
afirma Herlander Zola, diretor de marketing da Audi do Brasil.
Presença marcante
Com
linhas inspiradas nos cupês esportivos e soluções de design inovadoras
para a categoria dos SUVs, o Q3 deixa claro, à primeira vista, seu
caráter premium. As linhas horizontais
predominantes na frente e na traseira do veículo reforçam a impressão
de largura e marcam a expressividade do design.
Na
dianteira, o elemento principal é a grade trapezoidal. A atitude
desafiadora do modelo é ressaltada pelos faróis de xenônio e pelas luzes
de condução diurna de LEDs.
Internamente,
oferece amplo espaço e alta segurança para até cinco ocupantes. O
porta-malas leva até 460 litros de carga e pode ser ampliado pelo
rebatimento parcial ou total dos
bancos traseiros para acomodar um volume que chega aos 1.365 litros.
Dinamismo com eficiência
A
rígida estrutura do Q3, associada a uma suspensão cuidadosamente
desenvolvida, proporcionam um rodar seguro e confortável tanto no
trânsito urbano como na estrada. A boa altura
livre em relação ao solo permite encarar com desenvoltura até caminhos
mais acidentados. A versão de entrada, Attraction, conta com rodas de
liga leve de 17 polegadas, enquanto a Ambiente e a Ambition trazem rodas
aro 18.
A
grande novidade do modelo é o novo motor flex 1,4 litro turboalimentado
e com injeção direta de combustível, que desenvolve potência máxima de
150 cv entre 4.000 e 6.000 rpm e
um generoso torque de 250 Nm, disponível entre 1.500 e 3.500 giros,
tanto com etanol quanto com gasolina.
As
peças que mantêm contato com o combustível, como tanque, galerias,
bombas de alimentação, entre outras, recebem tratamentos diferentes para
o etanol. Além disso, o propulsor possui
um sensor que reconhece a mistura de combustível antes da queima devido
à maior precisão exigida por um sistema com turbina, criando uma
referência para o módulo de injeção – que também tem calibração
diferente.
A tecnologia TFSI flex garante baixos índices de consumo e emissões de CO2
e é complementada pelo sistema
start/stop, que desliga o motor quando o carro é imobilizado,
reativando-o imediatamente quando o motorista alivia o pedal do freio.
Os
atributos do motor são potencializados pela dinâmica transmissão S
tronic de seis velocidades. Com dupla embreagem, o câmbio realiza trocas
de marchas com extrema rapidez, sem
deixar que a rotação do motor caia. A caixa S tronic pode funcionar de
forma automática, permitindo trocas manuais por meio da alavanca no
console ou pelos shift paddles, instalados junto ao volante
multifuncional.
Com
esse conjunto, o Q3 alcança os 100 km/h em 8,9 segundos e atinge uma
velocidade máxima de 204 km/h com ambos os combustíveis.
Lista de equipamentos e acabamento
Em
todas as suas versões flex, o Q3 oferece uma generosa lista de
equipamentos. O modelo Attraction conta de série com ar-condicionado,
bancos de couro sintético, ajuste elétrico
do banco do motorista, faróis de xenônio com limpadores, volante
multifuncional revestido de couro com shift paddles, rádio Concert com
conexões auxiliar e Bluetooth, computador de bordo e sensores de luz e
chuva. O freio de estacionamento tem acionamento
elétrico e o motorista conta com a conveniência e segurança do
assistente de partida em aclives, que evita o recuo do carro.
A
versão Ambiente traz adicionalmente ar-condicionado automático com duas
zonas, espelho interno com função antiofuscante automática, controle de
velocidade de cruzeiro, soleiras
de alumínio, retrovisores externos rebatíveis com ajustes elétricos e
sensores de estacionamento traseiros e dianteiros. Para esse modelo, a
lista de opcionais inclui teto solar panorâmico Open Sky, abertura e
fechamento elétrico do porta-malas, pacote interno
de luzes de LED e Pacote Conveniência, composto por Auto Hold, Audi
Lane Assist e assistente de luz alta.
Já
a topo de linha Ambition recebe ainda acabamento interno de alumínio,
controle de cruzeiro colorido, teto solar panorâmico Open Sky, pacote de
luzes, abertura e fechamento elétrico
do porta-malas, rádio MMI e sistema de navegação. Os opcionais da
versão são faróis full LED, Pacote Conveniência e Pacote Tecnológico,
que inclui sistema de som Bose, Audi drive select, keyless entry e
sistema Auto Park com câmera de ré.
Dados técnicos
Motor: 1.4 TFSI flex
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência: 150 cv entre 5.000 e 6.000 rpm (E e G)
Torque: 250 Nm entre 1.500 e 4.000 rpm (E e G)
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, seis velocidades
Comprimento: 4.388 mm
Largura: 1.831 mm
Altura: 1.590 mm
Distância entre eixos: 2.603 mm
Peso: 1.405 kg
Capacidade do porta-malas: 460 l
Tanque de combustível: 64 l
Aceleração 0-100 km/h: 8,9 s (E e G)
Velocidade máxima: 204 km/h (E e G)
Preços sugeridos
Audi Q3 Attraction 1.4 TFSI flex S tronic – R$ 143.190
Audi Q3 Ambiente 1.4 TFSI flex S tronic – R$ 154.190
Audi Q3 Ambition 1.4 TFSI flex S tronic – R$ 170.190
Nenhum comentário:
Postar um comentário