teste Onix crash Latin N Cap (divulgação)
O Programa de Avaliação de Carros novos para América
Latina e o Caribe (Latin NCAP), do qual a PROTESTE Associação de Consumidores é
parceira, publicou hoje o resultado do Chevrolet Onix conforme novo protocolo
de avaliação de 2016. O compacto, líder em vendas no Brasil, conseguiu um
resultado decepcionante de zero estrela em relação à proteção do passageiro
adulto e três estrelas quanto à proteção do passageiro criança.
O Latin NCAP incluiu, desde 2016, um teste de impacto
lateral como parte de seus protocolos, começando a testar alguns dos modelos
mais vendidos que, desde 2014, já eram avaliados no impacto frontal.
Por enquanto, o Latin NCAP vem realizando o teste de
impacto lateral no Fiat Palio, Peugeot 208 e, agora, no Chevrolet Onix. No
teste, o Latin NCAP analisou os dados dos dummies (bonecos de teste) para os três
modelos. O Onix foi o único que registrou valores que ultrapassam os limites
biomecânicos permitidos para o peito no teste de colisão.
Novo Chevrolet Ônix 2017 (divulgação GM)
A respeito da segurança estrutural dos três automóveis,
o Fiat Palio teve o melhor desempenho estrutural em colisão lateral, seguido do
Peugeot 208, que não conta com barras laterais nas portas na versão vendida do
Brasil. Ambos teriam mostrado um melhor desempenho caso contassem com airbags
laterais. Contudo, no caso do Onix, o desempenho estrutural no impacto lateral mostrou
um grande deslocamento (penetração) da coluna B, dentro do compartimento do
passageiro, significativamente maior que nos outros dois veículos avaliados.
Provavelmente, devido a seu pobre desempenho estrutural, a situação não mudaria
nem mesmo incluindo airbags laterais. Além disso, a porta traseira do Onix se
abriu no teste. A abertura da porta significa um alto risco para os ocupantes, especialmente
crianças, bem como o fato de o modelo não ter cumprido com a regulação de
proteção contra impacto lateral básica das Nações Unidas (UN95).
A PROTESTE vem lutado ativamente no decorrer dos anos
para que os veículos ofereçam maior segurança aos consumidores. Dentre as lutas,
conquistou a vitória em que exigiu a obrigatoriedade de que todos os carros
devem sair de fábrica com Airbags e freios ABS (antitravamento).
O Gerente de Relações Institucionais e Mídia da
PROTESTE, Henrique Lian, comentou:
“É uma ofensa à
inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha
tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP. De acordo com os resultados do
teste foi verificado que o carro não seria aprovado pela regulação da ONU
(UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214),
aplicados na Europa e nos Estados Unidos respectivamente.
Não consideramos que a América Latina seja depósito
para carros fora dos padrões exigidos, no entanto, infelizmente, não parece ser
a opinião da GM. A PROTESTE, diante dos resultados decepcionantes do Onix, pedirá
a sua retirada do mercado”.
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