· Motor de cinco cilindros com 400 cv entrega uma dose concentrada de potência
· Aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,1 segundos
· Modelo parte de R$ 329.990
O novo Audi RS 3 chega ao mercado
brasileiro na consagrada versão Sportback e na inédita configuração
Sedan para completar a vanguarda esportiva da marca no segmento de
compactos premium. Com motor de cinco cilindros mais potente do mundo em
produção, dinamismo excepcional e um visual ainda mais agressivo, o
carro traz uma experiência emocional de direção. Ambas as versões estão
disponíveis por R$ 329.990.
“O
RS 3 oferece aos nossos consumidores uma introdução atraente ao
universo RS” afirma Stephan Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH. “Desde
2011 o esportivo compacto se provou extremamente bem-sucedido no
mercado. Com o novo motor de cinco cilindros, o modelo está entre os
melhores de sua categoria e continua batendo recordes nas pistas. ”
De 0 a 100 km/h em 4,1 segundos
Por
trás da impressionante performance do RS 3 está o motor de cinco
cilindros mais potente do mundo em produção – o 2.5 TFSI. O propulsor
entrega 400 cv de potência – 33 cv a mais que o anterior – e é 26 kg
mais leve graças ao seu cárter de alumínio, entre outras
características. O torque máximo de 480 Nm é disponibilizado a partir de
uma rotação baixa, de 1.700 rpm, e se mantém constante a até 5.850
giros. Dessa forma o modelo consegue acelerar até os 100 km/h em 4,1
segundos – tanto na versão Sportback como na Sedan. O efeito dessa
extraordinária potência é intensificado pelo inconfundível som do
cinco-cilindros, que provém da alternância da ignição entre os cilindros
diretamente adjacentes e amplamente espaçados.
Para
uma melhor preparação da mistura de combustível, o novo motor 2.5 TFSI
emprega a dupla injeção direta no coletor de admissão e nas câmaras de
combustão. Na parte de exaustão, o Audi valvelift system controla a
duração de abertura da válvula dependendo da aceleração e velocidade do
motor – para um consumo moderado com carga baixa ou parcial, bem como
uma resposta mais espontânea do acelerador e um alto nível de potência e
tração com carga máxima.
Sistema de tração quattro com distribuição variável de potência
A
transmissão S tronic de dupla embreagem e sete velocidades e a tração
integral permanente quattro transferem a potência do cinco-cilindros
para a estrada. A embreagem eletro-hidráulica multi-plate distribui o
torque variável entre os eixos. A tração quattro é integrada ao sistema
dinâmico de direção Audi drive select, assim como a direção, o câmbio S
tronic, o gerenciamento do motor e as abas de escape ajustáveis. O
motorista pode variar individualmente o funcionamento desses componentes
entre três modos – comfort, auto e dynamics (conforto, automático e
dinâmico). O manuseio é aperfeiçoado pelo uso do ESC (controle
eletrônico de estabilidade) com controle de torque seletivo e modo sport
ajustado especialmente para o RS.
Bitola mais larga e ajuste esportivo da suspensão
Junto
à direção progressiva, o eixo traseiro four-link e a suspensão
rebaixada em 25 mm em relação ao A3, o RS 3 combina dinamismo fascinante
a uma estabilidade superior. Comparado ao A3, a bitola do eixo
dianteiro é 20 mm mais larga – e as caixas de rodas são,
consequentemente, mais robustas. De série, as rodas têm 19 polegadas de
diâmetro e os pneus medem 255/30 na dianteira e 235/35 na traseira,
enquanto os discos de freios têm 310 mm de diâmetro.
Exclusivo design RS
Por
fora, o RS 3 demonstra sua potência com a bela grade Singleframe preta
brilhante com padrão colmeia, grandes entradas de ar e acabamento
angular nas soleiras. Com a redesenhada lâmina no para-choque dianteiro,
a frente do carro tem aparência mais larga. Faróis de LEDs com a
distinta assinatura de iluminação da marca são de série. Na traseira há
um elegante spoiler, difusores de ar e saídas de escapamento esportivo
exclusivo da linha RS com saídas ovais. O logo quattro, localizado na
parte de baixo da grade Singleframe, dá o toque final na aparência
dinâmica do carro, assim como o emblema RS 3 na grade e na tampa do
porta-malas.
Audi virtual cockpit
O
painel totalmente digital Audi virtual cockpit mostra dados do sistema
de infotainment. Uma tela especial RS desloca o tacômetro para o centro,
exibindo em ambos os lados as informações sobre torque, força G e
pressão dos pneus. Quando a transmissão está operando em modo manual,
uma escala de cores indica ao motorista o momento para a troca de marcha
pelos shift paddles ou pela alavanca seletora quando o motor se
aproxima da rotação máxima.
Interior esportivo e conforto excepcional
O
RS 3 é equipado com bancos esportivos revestidos de couro Napa Fina de
série, que trazem emblemas RS estampados nos encostos dos assentos. O
volante esportivo de couro da linha RS tem base aplanada e traz botões
para a operação do sistema de infotainment, além dos shift paddles para a
troca das marchas. O principal elemento de controle é o botão rotativo e
de pressão localizado no túnel do console central. Também está incluso
no sistema um recurso de pesquisa de texto que conclui automaticamente a
entrada do usuário após apenas algumas letras terem sido inseridas.
Outros
destaques incluem o sistema de som Bang&Olufsen com 705 watts de
potência, acabamento interno de carbono, ar-condicionado automático de
duas zonas, pedais de alumínio, controle de cruzeiro, teto panorâmico
elétrico Open Sky, sistema Keyless-Go, sensores de estacionamento
dianteiro e traseiro com câmera de ré, Smartphone interface e faróis
Full Led.
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