Centenas
de pessoas passaram pelo estande da Pró-Saúde Associação Beneficente de
Assistência Social e Hospitalar no 1º dia da 25ª edição da Hospitalar
2018, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo.
O
presidente da entidade, Dom Eurico dos Santos Veloso, a CEO, Wanessa
Portugal, o diretor de Operações, Danilo Oliveira da Silva, o diretor de
Gestão
de Pessoas, Jocelmo Pablo Mews, e o diretor Administrativo e
Financeiro, Miguel Paulo Duarte Neto, além de diretores de hospitais
administrados pela entidade, acompanharam a solenidade de abertura do
evento e receberam empresários da área da saúde no estande.
O coordenador geral do Ministério da Saúde – Núcleo Estadual de São
Paulo, José Carlos Paludeto, visitou o estande da Pró-Saúde após a
cerimônia de abertura do evento.
Neste primeiro dia da Hospitalar 2018, 22 de maio, a entidade apresentou dois cases
de sucesso.
Hospital Oncológico Infantil, Belém (PA)
O
projeto Canto da Empreendedora, realizado no Hospital Oncológico
Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), foi tema de palestra apresentada
pela gerente
do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da unidade, Viviane
Andreia Lesses.
Implantado
em setembro do ano passado, o projeto Canto da Empreendedora ocorre
mensalmente, na recepção principal do hospital, com a ajuda de oito
mulheres.
O objetivo é incentivar a produção e o comércio de alimentos,
cosméticos e outros produtos, buscando complementar a renda familiar das
acompanhantes.
“A ideia saiu de um workshop.
Criamos oportunidades para que possamos resgatar a potencialidade
de cada mãe, uma vez que elas são dedicadas integralmente ao tratamento
das crianças. O Canto da Empreendedora prepara a mulher para a volta a
uma rotina normal, como a de antes do tratamento”, explicou Viviane
Andreia Lesses.
Referência
para os estados do Pará e Amapá, o Hospital Oncológico Infantil Octávio
Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde sob contrato com a Secretaria de Estado
da Saúde do Pará, recebe 30 novos casos de câncer infantil por mês.
Hoje, cerca de 900 pacientes estão em acompanhamento. Destes, 77% moram
no interior do estado e 67% das famílias sobrevivem com um salário
mínimo. “Além da saúde das crianças, nossa preocupação
é dar condições e ferramentas para que as mães tenham uma alternativa
de captação de renda mesmo após a alta hospitalar das crianças. Elas
passam o maior tempo das suas vidas dentro do hospital”, afirmou
Viviane.
O
hospital apurou que 60% dos núcleos das famílias são compostos por mais
de cinco pessoas e 100% das mães precisaram abdicar da vida para
acompanhar
o tratamento dos filhos. Neste mês de maio, o projeto chegou à décima
edição, nove foram realizadas no Oncológico Infantil e uma no Hospital
Público Estadual Galileu, também gerenciado pela Pró-Saúde, em Belém.
Hospital Estadual de Urgência e Emergência, Vitória (ES)
O
Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES), criou
painéis digitais dinâmicos que apresentam em tempo real informações
sobre o atendimento
dos pacientes. Localizados em vários setores do hospital, os painéis
proporcionam a melhoria do tempo de atendimento. A iniciativa foi tema
da segunda palestra no estande da Pró-Saúde, na Hospitalar 2018.
Com
as ferramentas, os colaboradores são incentivados a desempenhar melhor
suas funções, as informações chegam mais rápido e, consequentemente, os
resultados
também. “Os painéis foram desenvolvidos de acordo com a necessidade
identificada em cada setor do hospital, com a finalidade de divulgar, em
tempo real, as informações de gestão em substituição aos relatórios
analíticos que demandavam tempo para serem analisados”,
explicou o coordenador de TI, Alan Júnior.
No
total, foram desenvolvidos cerca de 15 painéis. O Painel Kanban,
baseado na metodologia de origem japonesa, permitiu a redução do tempo
de atendimento
no pronto-socorro em duas horas.
O
painel monitora o paciente desde a entrada, com a classificação de
risco, até a saída. Assim, a ferramenta mostra na tela do computador o status do
atendimento e as pendências.
“O
gestor consegue acompanhar os processos em tempo real, aplicar ações de
melhorias e intervir com medidas corretivas em caso de necessidade. Por
outro
lado, aumenta o nível de satisfação do paciente, uma vez que ele
consegue acompanhar o próprio atendimento e se sentir assistido”, afirma
diretor de apoio do hospital, Gerson Macagnan.
O
Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza 8 mil atendimentos e
500 cirurgias mensais. No total, são mil colaboradores.
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