Expectativa é arrojada e prevê, também, a abertura de 50 unidades na Região Sul e no Estado de São Paulo nos próximos cinco anos
Com faturamento de R$ 9 milhões ao final de 2017, a rede Zapata
quer dobrar esse número em dois anos e o modelo de franquia é a aposta
para atingir essa meta arrojada de crescimento. Nos próximos cinco anos,
a rede prevê a abertura de 50 unidades na Região Sul e no Estado de São
Paulo. Atualmente, o grupo conta o Zapata Mexican Bar e seis unidades do Zapata La Taquería, que é o grande foco da expansão, em funcionamento na cidade de Curitiba (PR).
“A
expansão da empresa por meio de franquia se deve ao fato de não existir
a necessidade de capital próprio e nem recorrer a financiamentos
bancários. O setor de franquias no Brasil, se comparado com os Estados
Unidos, tem muito a crescer, pois o mercado está amadurecendo cada vez
mais”, comenta Márcio Brasil, fundador da rede Zapata.
E
os números do setor só comprovam que o modelo de negócio é lucrativo
para ambos os lados. O faturamento do setor de franchising chegou a R$
163 bilhões no ano de 2017, um crescimento de 8% comparado ao ano
anterior. De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira
de Franchising (ABF), 35% das 50 maiores franquias do Brasil são do
segmento de alimentação. A associação aponta ainda que a taxa de
sobrevivência de franquias é 8 vezes maior do que de outros negócios.
Com previsão de investimento inicial em 350 mil reais por unidade da Zapata La Taquería, o foco do Zapata
está nos mercados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e,
obviamente, Paraná. Para quem quer investir em franquias, a rede oferece
apoio total do planejamento à implantação e treinamento. “Nosso plano
de negócio está estruturado em abrir cerca de 50 lojas dentro da Região
Sul e o Estado de São Paulo. Após abertura dessas unidades, vamos mirar o
restante nas Regiões Sudeste e Centro Oeste, crescendo em formato de
caracol, de dentro para fora, para podermos dar suporte ao nosso
franqueado”, explica Márcio Brasil.
Ainda
para o ano de 2018, a rede pretende inaugurar mais três unidades.
“Temos um produto que tem grande aceitação no mercado brasileiro e em
outros países, se comparado as operações mexicanas no Brasil, o bom
retorno de investimentos, que fica entre 24 a 36 meses, são o chamariz
para os que querem investir em um negócio próprio”, complementa Márcio.
Cada unidade da Zapata La Taquería, em média, chega a atender 6 mil
clientes por mês e faturar R$ 130 mil.
O Zapata
A
primeira unidade do Zapata Mexican Bar abriu as portas na capital
paranaense no ano de 2007, trazendo um novo conceito em gastronomia
mexicana e noites latinas para a cidade. Em 2011, foi a vez do Zapata La
Taquería, formato ideal para expansão em shopping centers, com foco em
alimentação rápida. O nome da franquia foi inspirado no líder
revolucionário Emiliano Zapata, considerado até hoje um ícone mexicano
por seus ideais e espírito libertário. Liberdade esta que inspirou o
Zapata Mexican Bar e a La Taquería, um conceito de comida mexicana
express que está conquistando os brasileiros.
O
cardápio do Zapata Mexican Bar conta 56 pratos tipicamente mexicanos,
sendo 12 tipos de sobremesa, além de bebidas, drinks, chope e cervejas
nacionais e internacionais, e ainda 14 rótulos de tequila, a bebida
tradicional daquele país. A versão La Taquería do Zapata é para os
apaixonados pelo tempero caliente e que querem uma comida rápida e
saudável. O cardápio permite uma infinidade de sabores com diferentes
combinações. Basta escolher o prato que pode ser burrito, nachos, taco,
quesadilla ou ensalada, e depois optar por uma proteína e finalizar com
os complementos da sequência de recheios que podem ser quentes ou frios.
Mais informações na página oficial do empreendimento no Facebook ou no site www.zapatamexicanbar.com.br.
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