sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Kaspersky Lab: Snowden e o bebê real são protagonistas de spam maliciosos no terceiro trimestre de 2013

América Latina possui a 5 ª posição no ranking das regiões fontes de spam em todo o mundo

A quantidade de spams no mundo no último trimestre caiu 2,4% em relação aos três meses passados e agora representa 68,3% do tráfego total de e-mails globais, aponta a Kaspersky Lab na sua análise sobre spam durante o terceiro trimestre de 2013.

Enquanto isso, a proporção de spams maliciosos aumentou mais de 1,5% em relação ao trimestre anterior. A maioria dos programas maliciosos propagados por e-mail buscavam conseguir dados de contas de usuários, senhas e informações financeiras confidenciais.

Em comparação com o trimestre anterior, a porcentagem de e-mails de phishing triplicou. Trojan-Spy.HTML.Fraud.gen. foi o malware mais popular entre os propagados por e-mails. Este malware é projetado para se parecer com uma página HTML, que atua como um formulário de inscrição para a online banking e que os golpistas usam para roubar informações financeiras.

O terceiro trimestre de 2013 foi rico em eventos que capturaram a atenção do público, como o parto real no Reino Unido, Edward Snowden caçado pelo FBI, e o acidente de trem na Espanha. Os hackers aproveitaram essas notícias para espalharem malware.

http://www.securelist.com/ru/images/vlweblog/perfect_gift_for_royal_baby_02.jpg

Os links embutidos em todas as mensagens de sites comprometidos desviam os usuários para páginas infectadas com um dos mais famosos blocos de exploração: Blackhole. Depois que os usuários acessaram o link, o Blackhole começou a procurar vulnerabilidades nos programas instalados em seus computadores, e, quando encontrou uma brecha, fez o download de vários malware, incluindo spyware Trojans destinados a roubar dados pessoais da vítima.

"No terceiro trimestre deste ano, encontramos um envio em massa muito interessante: o cybersquatters imitou uma cópia do suporte técnico de uma empresa de antivírus de renome. O e-mail informa ao usuário que o arquivo que ele supostamente enviou para análise é um programa malicioso. O "engenheiro de suporte 'sugeriu o uso de uma assinatura ligado para desinfetar equipamentos. No entanto, quando o usuário (que provavelmente não havia enviado cópias) abriu o anexo, estava com um programa malicioso que o Kaspersky Anti-Virus detectou como Email-Worm.Win32.NetSky.q.", afirmou Darya Gudkova, diretor de Análise de Conteúdo e Pesquisa da Kaspersky Lab

Não houve alterações significativas nas principais fontes de spams por região ao longo dos dois primeiros trimestres do ano. A Ásia se manteve como a primeira fonte regional de spam, seguida pela América do Norte e Europa Ocidental. A América Latina manteve-se em quinto lugar. O Brasil não aparece na lista de países com maior incidência de spams.
q3spam2013_pic08s
                            Classificação de fontes de spam, por região, no terceiro trimestre de 2013

A versão completa do relatório de Spam para o terceiro trimestre de 2013 está disponível em securelist.com.


Sobre a Kaspersky Lab

Kaspersky Lab é o maior provedor privado de solução de proteção para endpoints do mundo. A empresa ficou entre os quatro maiores fornecedores de soluções de segurança para usuários endpoint *. Durante seus mais de 15 anos de história, a Kaspersky Lab continua a ser uma empresa inovadora em segurança de computadores e fornece soluções eficazes de segurança digital para grandes empresas, PME e consumidores. A Kaspersky Lab, através da sua holding registrada no Reino Unido, opera atualmente em cerca de 200 países e territórios ao redor do mundo, fornecendo proteção para mais de 300 milhões de usuários. Para mais informações, visite http://brazil.kaspersky.com


 *A empresa ganhou o quarto lugar na classificação muldial do IDC Endpoint Security Income por Fabricante, 2011. O ranking foi publicado no relatório da IDC "Previsão Global de Endpoint Security 2012-2016 e Ações de Fabricantes 2011" - (IDC nº 235930, julho de 2012). O relatório classificou os fornecedores de software de acordo com suas receitas de vendas de Endpoint Security Solutions em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário