quarta-feira, 30 de julho de 2014

RITU ultrapassa 550 programas e se consolida como a maior rede de intercâmbio de conteúdo educativo da América Latina

A Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU) da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) superou a marca de 500 vídeos e se consolidou como a maior rede de torça de conteúdo educativo da América Latina. Atualmente a RITU conta com mais de 400 horas de programação.
Através de uma parceria da UnbTV, que é associada à ABTU, com a Rádio Internacional da China (CRI), somente neste mês de julho foram disponibilizados  100 novos vídeos da série “Olá China”. Os programetes são narrados em português, têm duração de 3 minutos e abordam temas relacionados à história, invenções, músicas, costumes, gastronomia, artesanato e dança do país oriental. Os vídeos estão disponíveis para a transmissão de 14 de julho a 21 de outubro de 2014, prazo de vigência do acordo com a rede chinesa.
“O objetivo da parceria é ajudar a difundir a cultura da China durante a visita do presidente do país que está no Brasil para a reunião dos BRICS, desde 14 de julho”, explica a diretora da UnBTV, Neuza Meller. O conteúdo poderá ser veiculado somente no período do acordo e não poderá ser distribuído, copiado ou postado na internet.
RITU está recebendo inovações
Segundo o coordenador da RITU, Fabrício Mazzarino, a ABTU está substituindo o sistema FTP que era utilizado pela rede por um sistema de hospedagem digital de conteúdo online. “Esse novo modelo é um moderno sistema de gerenciamento de mídia digital que conta com um sistema de busca por metadados que facilita a localização do conteúdo. Está adequado a nossa realidade, pois qualquer associada pode subir e baixar vídeos de acordo com sua velocidade de internet  e a ABTU consegue monitorar diariamente a utilização do sistema”.
A outra novidade é que a nova RITU também permite que os vídeos sejam vistos online, sem necessidade de realizar o download, o que facilita a escolha do material antes de baixá-lo. Além disso, agora o conteúdo também pode ser visualizado em dispositivos móveis. 
Entre os mais de 550 vídeos disponíveis na RITU, 440 são produzidos pelas TVs associadas à ABTU. São programas de entrevistas, documentários, curtas e interprogramas de diversos assuntos.
A previsão é que até agosto esteja concluída a migração de todo o material disponível na RITU para a nova plataforma de acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário