quarta-feira, 30 de setembro de 2015

COMER, BRINCAR, DORMIR

Um livro de sucesso sobre recém-nascidos, que está orientando
e emocionando mamães e papais do mundo inteiro

Não se trata de uma recensão do livro recentemente editado nos Estados Unidos da educadora brasileira Luiza De Souza, mas um ponto de partida para várias considerações sobre crianças, juventude e  família.

O livro, Eat, Play, Sleep, (ATRIA Books - Simon e Schuster, Inc) com prefácio de Cindy Crawford, que muito sucesso está tendo entre as mães e os pedagogos do mundo todo, descreve, como um guia prático, os primeiros tempos de um ser que chega ao planeta Terra, para ter a suprema experiência de... viver!

É bem pragmático, quase um livro didático, que deveria ser introduzido no curriculum escolar.

Luiza pode nos ensinar algo. Nosso príncipe ou nossa princesa nasceu , e o que vamos fazer agora?
Você é daquelas pessoas que acham que sabe tudo?  

A vinda da criança na descrição da Luiza será o interlúdio entre a chegada, e a primeira infância? Ou o prosseguimento de onde veio? Foi o novo chegado desejado? Como e por quem será acolhido na sua viagem  entre nós? A  escolha dele e dos pais foi afortunada? Muitas crianças vêm contra sua própria vontade e os pais podem escolher o momento errado para ter filhos.  O amor será um alimento imprescindível para o seu crescimento físico, emocional e intelectual. Sem ele, tudo dará errado?

No método dos ‘três minutos’, Luiza explica os primeiros passos que devem ser percorridos, seja em relação à criança, como da mãe que deve ter habilidade, paciência, atenção e abertura e o apoio  do pai e do  grupo familiar e também da sociedade para iniciar uma nova relação. No contexto da obra,  a orientação  se estende até os nove meses, mas em alguns aspectos vale para a vida toda.

Empreender o trabalho de acolher um ser para o qual entrar neste planeta é sempre um trauma, quando não o é também para os pais, pois as mudanças serão um grande desafio. O percurso do inicio ao fim será uma corrida de obstáculos onde ninguém é poupado. Entre prazeres e alegrias, comedias e tragédias, dramas e traumas, alguns ficarão no caminho, outros vencerão.

Uma criança com boa rotina aprende a dormir mais rápido à noite, ao contrario das crianças imprevisíveis. No método exposto no livro, o bom sono é fundamentalmente necessário.
A alimentação também deve ser adequada, evitando-se alimentos artificiais, como sucos e leites em pó, assim como higiene e indumentário devem fazer parte integral da orientação preconizada por Luiza.

Na questão do aleitamento, cada mamada é uma refeição completa , pois o leite materno é rico em proteínas e sais minerais, contem gorduras que deixam o bebê satisfeito e com energia, além de fornecer proteção contra doenças.

Para as mães, a amamentação diminui o sangramento pós-parto , o risco de câncer de útero, mama e ovário, dá proteção contra anemia e ajuda a perder o excedente de peso.
A leitura de Eat, Play, Sleep (*) é agradável, mostra passo a passo o que a escritora, ao longo de muitos anos de observação e aprendizado,  agora pode repassar aos leitores. No desdobramento dos primeiros tempos da existência dos filhos, o casal também está sendo educado ao criar novos hábitos, novas disciplinas e uma experiência altamente positiva pode ser introduzida em toda família.

(*) Obra em língua inglesa, que pode ser adquirida pelo site Amazon.com. Dica: um ótimo presente para    
       casais que estão iniciando o  percurso para criar e educar filhos saudáveis para toda vida.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário