segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Primavera: tempo de flores no jardim e nos pratos

Num país tropical como o nosso, a mudança da estação de inverno para primavera, embora pequena e quase imperceptível, nos estimula a degustar novos sabores em novas experiências culinárias, especialmente quando vemos nas feiras e mercados orgânicos o aparecimento das flores comestíveis.
Embora nós já estejamos acostumados a ter flores na nossa mesa, como a couve-flor, a alcachofra e o brócolis, ano a ano cresce a busca de flores comestíveis que provocam novas sensações no paladar e colorido aos pratos. Embora sejam suaves, leves e delicadas na aparência, seus sabores podem alternar entre o amargo, doce e ácido.  
Devido à presença de flavonoides, algumas flores comestíveis possuem atividade antioxidante, combatendo os radicais livres responsáveis pelo desenvolvimento de alguns tipos de câncer e de doenças cardiovasculares. Algumas têm vitamina A e C e traços de minerais, como ferro, cálcio e potássio. Em geral, os caules e pistilos são desprezados, pois podem causar alergias.
Na cozinha árabe, a rosa entra no preparo de cremes e mousses. A flor de abobrinha ou a da abóbora são usadas como recheio de queijo em empanadas e tempurás. O nastúrcio e o amor-perfeito são usados em saladas. A violeta comestível é usada em saladas e bolos ornamentais. O borago combina com frutos do mar. A calêndula e a capuchinha combinam com carnes e molhos.
É bom lembrar, no entanto, que nem todas as flores podem ser usadas na alimentação. As flores comestíveis são cultivadas por produtores especializados, sem uso de agrotóxico ou outros tratamentos químicos que possam prejudicar a saúde do consumidor.

RECEITAS

Flor de Abobrinha Recheada
Porções: 4

Ingredientes
½ xíc. de ricota light esfarelada
1 colher de chá de orégano seco
1 colher de sopa de salsa picada
8 flores de abobrinha, lavadas, sem o miolo
1 colher de chá de azeite de oliva
½ colher de chá de sal
1 pitada de pimenta do reino
¼ de xíc. de parmesão ralado

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180°C.
Em um recipiente pequeno, misture a ricota, o orégano e a salsa. Recheie as flores com cuidado e feche, torcendo a ponta das pétalas.
Unte um tabuleiro com metade do azeite e arrume as flores recheadas. Pincele uma a uma com o restante do azeite e tempere com sal e pimenta.
Salpique o queijo parmesão por cima e leve ao forno até ficarem douradas (aproximadamente 10 minutos).
Porção: 2 flores de abobrinha recheadas.

Salada verde com camarão e flores comestíveis
Porções: 1

Ingredientes
½  xíc. de pepino fatiado com casca
1 xíc. de rúcula
¼  de xíc. de rabanete fatiado fino
80g de camarão cozido
¼  de colher de chá de gergelim
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
2 colheres de chá de suco de limão
Flores amor-perfeito a gosto

Modo de Preparo
Numa tigela junte e misture o pepino, a rúcula, o rabanete, o camarão, as sementes de gergelim e tempere com o sal, a pimenta e o suco de limão. Arrume no prato de servir e espalhe por cima as flores amor-perfeito.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário