quinta-feira, 25 de abril de 2013

FecomercioSP: confiança dos empresários paulistanos do comércio cresce pelo segundo mês consecutivo


Índice da Federação aumentou 4% em março em relação a fevereiro

Os empresários do comércio paulistano estão mais confiantes em relação ao futuro e à possibilidade de novos investimentos em março. Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (ICEC), medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apresentou alta e passou de 117,1 para 121,8 pontos (+4%), em uma escala que varia de 0 (pessimismo total) a 200 (otimismo total).  

Apesar de o ICEC ter apurado crescimento, os números mostraram que as percepções sobre as condições econômicas e setoriais não são tão otimistas. Para a Federação, parte disso se deve à desaceleração do crescimento das vendas, aliado ao fraco nível de atividade econômica e pressões inflacionárias. 

A elevação do indicador ocorreu, principalmente, por causa dos avanços em dois de seus subíndices. Houve aumento de 5,2% no Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) e de 6,1% no Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC). 

Por outro lado, o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) manteve-se praticamente estável, com redução de 0,2%, o que significa menos otimismo em relação ao nível de atividade econômica. Essa reação foi influenciada principalmente pelas condições atuais da economia (CAE), cuja diminuição foi de 3,4%, ao passar de 89,6 para 86,6 pontos. Em contrapartida, verificou-se alta de 2,2% no item que mede a confiança dos comerciantes em relação às condições atuais do próprio setor (CAC). Outro avanço percebido foi na avaliação das condições atuais da própria empresa (CAEC), com alta de 0,5% alcançando 108,2 pontos. 

Nota metodológica
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla as percepções dos empresários do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que por sua vez pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo.

Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro - gerando em torno de 5 milhões de empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário