quinta-feira, 15 de maio de 2014

Carro autônomo é destaque em Seminário de Eletroeletrônica da AEA

O Seminário de Eletroeletrônica, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), é uma oportunidade para conhecer as melhores práticas e empresas que se destacam no domínio da aplicação e validação de sistemas embarcados e voltados à inovação mundial dos veículos autônomos.

Nesta 16ª edição, com o tema “A Inteligência Embarcada no Mercado Automotivo, Desenvolvimento e Validação de Software, Base no Veículo Conectado e Autônomo”, a AEA levará aos participantes um evento interativo, no qual poderão verificar na prática o funcionamento do projeto de carro autônomo denominado Carina (Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma), desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, em São Carlos (SP), sob a coordenação do professor Denis Wolf.

O Seminário de Eletroeletrônica, que acontece no dia 15 de maio, quinta-feira, das 8h às 17h, no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP), também contará com uma painel completo sobre veículo autônomo, incluindo três palestras sobre o assunto: “Sistemas de Visão Stereo”, “Sistemas Inteligentes para Navegação Autônoma” e “Mapeamento e Localização de Veículos Autônomos”.

Carina  - O projeto visa o desenvolvimento de um veículo autônomo inteligente capaz de navegar em ambientes urbanos sem a necessidade de um condutor. Entre os objetivos, destaques para a redução do número de acidentes em ruas e rodovias, o aumento na mobilidade de idosos e portadores de necessidades especiais e da eficiência do trânsito em geral. Outro foco do Carina é o desenvolvimento de um sistema de auxílio ao motorista, notificando-o no caso de uma situação de risco durante a condução do veículo, bem como o controle do veículo quando o perigo é eminente.

O projeto teve início em abril de 2010, com a aquisição do veículo elétrico Carina 1. Em outubro de 2010, o carro,  em sua primeira versão, foi testado pela primeira vez em condução autônoma no Campus 2 da USP/SC e, desde então, foram obtidos diversos resultados práticos nas áreas de: navegação robótica, visão computacional, fusão de sensores, controle, entre outras.

O Carina 2, adquirido em julho de 2011, possibilita testes experimentais em situações de transito urbano e em maior velocidade. Em abril do ano seguinte, foram realizados os primeiros testes de controle computacional (drive by wire).

O veículo foi testado nas ruas do campus 2 da USP/SC, com controle 100% autônomo. Esses testes representaram um passo importante para a pesquisa nessa área no Brasil. Desde então, os algoritmos de controle, percepção e tomada de decisão do Carina 2 têm sido continuamente melhorados para que o veículo seja capaz de operar em ambientes e situações mais complexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário