O termômetro da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) aponta que 47% das indústrias considerou como muito bom ou bom o desempenho das vendas internas do mês anterior (março). No período atual (abril) 50% dos associados qualificaram como regular, enquanto 42% classificaram como bom. Para o mês de maio a perspectiva de vendas são um pouco melhores onde 50% das empresas consideram as vendas boas e muito boas e 48% regulares.
Para Walter Cover, presidente da ABRAMAT, as empresas não estão muito otimistas com o mercado em função de uma retração das vendas no varejo e recuperação muito lenta das vendas no segmento imobiliário e da infraestrutura. Os juros mais altos do crédito para as famílias e a retração da economia como um todo afetam negativamente os planos de reforma das moradias.
Pretensão de investimento e confiança nas ações do Governo
O termômetro de abril também aponta retração na intensão de investimentos. 68% das empresas associadas à ABRAMAT informaram que pretendem investir ao longo dos próximos 12 meses. O número é 3p.p. menor que o apresentado em março de 2014 e também no mesmo período de 2013.
Com relação às expectativas do mercado sobre as ações do Governo para o desenvolvimento do setor no médio prazo (próximos 12 meses), os números também apresentam retração. Em abril 15% dos associados têm boas expectativas nas ações do Governo. O numero é 3p.p. menor do que a média estabelecida em março. 65% das empresas entrevistadas mantem-se indiferentes quanto às ações do Governo e 20% são pessimistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário