terça-feira, 28 de abril de 2015

Lei do Churrasco é seguida à risca em São Paulo


Todo dia é dia para reunir os amigos em torno da churrasqueira e grelhar uma boa carne. No entanto, é no dia 24 de abril que se comemora oficialmente o Dia do Churrasco, de acordo com uma lei instituída em 2003 pelo deputado gaúcho Giovani Cherini.  

“Entende-se por churrasco à gaúcha a carne temperada com sal grosso, levada a assar ao calor produzido por brasas de madeira carbonizada ou in natura, em espetos ou disposta em grelha, e sob controle manual”, diz o parágrafo único do artigo 1º da lei estadual. 

Porém, não é só os gaúchos que se destacam no preparo da carne. Em São Paulo, o Paulista com Farofa segue à risca as tradições gaúchas impostas pela lei. Conhecido por ser o churrasco de rua mais popular da metrópole, o coletivo reúne cerca de 500 pessoas em torno de sua brasa, que se acende uma vez por mês, na avenida Paulista.  

O movimento teve início em 2012, ocasião em que apenas os amigos dos fundadores participaram do projeto. "Levamos uma churrasqueira portátil para a calçada da Paulista para deixar nosso happy hour de sexta mais animado", lembra Rafael Mendonça, que na época nem sonhava com a grande repercussão deste ato. 

Com um tempo, o tal "happy hour" foi ganhando cada vez mais adeptos e se adequando a sua nova realidade. Hoje o movimento acontece nas tardes de sábado, e conta com churrasqueiro profissional, grupo de samba e até mesmo banheiro químico para que todos possam passar o dia saboreando os espetinhos de carne, frango e linguiça sem aperto.  

A próxima edição do Paulista com Farofa acontece no dia 9 de maio, véspera do Dia das Mães. Os espetos custam R$5 cada, mas é possível adquirir cinco espetos pagando R$20.

Paulista com Farofa

O Paulista com Farofa nasceu da união de cinco colegas de trabalho que têm algumas paixões em comum: cerveja, música e churrasco. Com o tempo, os laços de amizades dessa turma atravessaram fronteiras, fazendo com que um simples happy hour na Avenida Paulista, se transformasse em um movimento popular de uso do espaço público em prol da cultura, diversão e gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário