quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Reuniões improdutivas custam R$ 628 mil ao ano, mostra estudo do VivaReal

Empresa de tecnologia calcula quanto tempo gasta com discussões de trabalho e qual seria o impacto financeiro ao final de um ano

Reuniões de trabalho em excesso representam perda de tempo valioso às empresas. É o que mostra levantamento feito pelo departamento de Produto e Engenharia do portal imobiliário VivaReal. A empresa decidiu mensurar quanto tempo gasta com reuniões internas por mês e qual impacto isso poderia causar aos negócios ao final de um ano.

Apenas em junho foram realizadas 1.461 reuniões entre as equipes do VivaReal, num total de 1.772 horas. Neste ritmo, ao final de um ano terão sido 17.532 reuniões, ou 21.264 horas de discussões sobre trabalho. O estudo também levou em conta as horas gastas individualmente pelos participantes em cada um destes eventos. Neste caso, o tempo é de 7.618 horas por pessoa, equivalente a três anos e dez meses de trabalho.

Dentro do universo de estudo do VivaReal, isso hoje representaria 5.104 horas perdidas por mês. Ao final de um ano, seriam 61.248 horas gastas de maneira improdutiva. O cálculo tomou como base 21 dias úteis e carga horária de oito horas diárias.

Considerando que o salário médio do brasileiro é de R$ 1.725, de acordo com dados do IBGE de dezembro de 2015, o gasto com reuniões improdutivas na empresa chega a R$ 52,4 mil por mês. Para ter uma ideia, com este valor é possível comprar um carro Hyundai 0 km, modelo HB20S Comfort Plus 1, por exemplo. Em um ano, as perdas somariam aproximadamente R$ 628 mil.

“A ideia do levantamento surgiu pela percepção de que fazemos muitas reuniões e possivelmente gastamos mais tempo do que o necessário com elas”, afirma Luís Fígaro, gerente de Processos do VivaReal. “A partir destes números, propusemos algumas práticas para tentar reduzir”, diz o autor do estudo. Fígaro criou um “guia prático para reuniões produtivas”, no qual listou algumas iniciativas que aos poucos estão sendo incorporadas ao dia-a-dia da empresa. As dicas:

Quem convida para a reunião

- Pense duas vezes antes de marcar uma reunião, alguns assuntos podem ser resolvidos por e-mail
- Envie uma agenda antecipada descrevendo objetivos, resultados esperados e o papel de cada um dos convidados
- Faça reuniões mais curtas, algumas podem ser feitas até de pé
- Procure começar e terminar no horário
- Envie materiais com antecedência
- Procure não fugir do assunto

Quem é convidado

- Questione sua participação. Se achar que é desnecessário, justifique e não vá
- Mantenha o foco
- Seja pontual

Sobre o VivaReal

VivaReal é uma plataforma digital que conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores que buscam um imóvel. São mais de 4,5 milhões de anúncios para compra e locação em mais de mil cidades brasileiras reunidos em um só lugar. Com mais de 15* milhões de visitas por mês em seu site e aplicativos móveis, o VivaReal é líder em seu segmento de atuação e está presente com escritórios locais em 16 cidades brasileiras.

(*) Fonte: Google Analytics

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