sexta-feira, 17 de março de 2017

Curaçao realiza no Brasil sua primeira feira educacional internacional

Na 23ª edição da maior feira educacional da América Latina, o Salão do Estudante, Curaçao apresentou ao público três de suas universidades: University Of Curaçao Dr Moises da Costa Gomes (UOC), Caribbean International University (CIU) e Universidad Maharishi de Latino America y Caribe (UMLAC). O evento ocorrido nos últimos dias 11 e 12 de Março marcou a estreia de Curaçao em uma feira educacional internacional, fora de seu território e com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Econômico.

Somente na University Of Curaçao são oferecidos mais de 25 cursos em áreas como Direito, Economia e Negócios, Engenharia e Ciências Sociais. Os cursos oferecidos vão de bacharelados a doutorados em diferentes áreas acadêmicas, sendo que grande parte desses são oferecidos em diferentes línguas visto que a ilha é conhecida por usar 4 idiomas: Inglês, espanhol, holandês, e o Papiamento que é uma mistura de diversos idiomas incluindo o português.

O governo de Curaçao encarregou o Ministério do Desenvolvimento Econômico de criar um programa de intercâmbio para a ilha, e o representante do ministério na feira, Robert Hieroms, comentou: “O Ministério do Desenvolvimento Econômico foi encarregado de implantar a política de Educação Transnacional. Essa política é vista como um pilar econômico importante, pois produz resultados positivos que promovem o crescimento econômico e geram reservas externas. O Ministério pretende promover Curaçao como destino de intercâmbio entre os estudantes latino-americanos para que esses sejam estimulados a seguir um programa de educação superior na ilha”.

Cada estudante estrangeiro que cursa um programa de educação superior em Curaçao promove um impacto direto e indireto positivo na economia, e para Curaçao isso significa crescimento econômico e desenvolvimento do setor de intercâmbio na ilha. Já para as universidades esta é uma ótima maneira de promover seus cursos, entrar em cooperação com universidades estrangeiras e internacionalizar o processo.

O objetivo de Curaçao é atrair o máximo de estudantes possíveis para a ilha, mas para o ano letivo de 2017-2018 são esperados em torno de 75 estudantes como resultado da participação no Salão do Estudante. Esta é uma ótima maneira de promover Curaçao como um destino de estudo e os resultados devem ser perceptíveis entre um e dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário