terça-feira, 24 de abril de 2018

Venda de Bens Duráveis volta a crescer, aponta estudo da GfK

Região Nordeste tem crescimento acima da média

A cesta de Bens Duráveis vinha apresentando retração desde 2015, mas a partir do 3º tri de 2016 começou a apresentar números positivos e, em 2017, continuou a crescer. É o que mostra o mais recente estudo da GfK. Em 2017, a cesta de bens duráveis cresceu 11% em faturamento, especialmente puxada por Informática (+17%) e Eletrônicos (+14%).  A cesta de Bens Duráveis é composta por 5 categorias: Linha Branca, Linha Marrom (Eletrônicos), Portáteis, Telefonia e Informática.
A Região Nordeste foi responsável pelo maior crescimento (+21%) no faturamento da cesta de Bens Duráveis em 2017, seguida pelas regiões Sul e Norte, ambas com +11%. As menores taxas de crescimento foram verificadas nas Regiões Sudeste (+9) e Centro Oeste (+6).
 
Outro dado revelado pelo estudo da GfK é a crescente participação das cidades do Interior nesse faturamento.  Desde 2014 a participação do interior não para de crescer, como mostra o gráfico abaixo.
 
Desempenho das Categorias
A categoria de Telefonia foi a que mais cresceu em importância na cesta, saltou de 34% em 2014 para 43% em 2017, ou seja é a categoria que tem maior participação. Em 2017, Telefonia cresceu 10% em faturamento. Smartphone cresceu 11% em 2017 e este tipo de aparelho responde por 95% de participação na categoria.
Em matéria de tecnologia, 4G tinha uma participação de 82% na categoria, em 2017 passou a responder por 93% de participação. Os smartphones com preços inferiores a R$ 1.000,00 representavam 48% em 2016 e, em 2017, passaram a representar 54%.
2018: O ano dos televisores
Na opinião de Gisela Pougy, diretora da GfK, os televisores prometem ter um desempenho bem acima do normal. “A GfK estima que tenham um crescimento de 22% em 2018, impulsionados pela Copa, pelo apagão analógico, que ainda ocorrerá nas últimas regiões, e pela recuperação da economia/renda”, afirma Gisela.
Em 2017, foram comercializados 10,4 milhões de unidades de televisores. A categoria cresceu 21% em 2017 em relação à 2016, muito puxado pelas TVs 4K,que cresceram 69%.
As TVs de 32’ ou menos, tinham uma participação de 33% na cesta de TV em 2016, mas em 2017 passou a ter 35% muito motivado pelo apagão analógico.
Dentro deste crescimento estimado de 22% para TVs, a Copa do Mundo sozinha deverá representar um aumento de 8%. Neste caso, por conta da Copa há uma tendência de se vendar mais TVs com telas maiores e mais definição/tecnologia. Em 2017, as vendas de televisores 4k, ou Ultra HD, representaram pouco mais de 10% do volume de vendas. Já no início de 2018 (Janeiro), estes produtos já representam 15% das vendas em unidades.
Por outro lado, Informática também teve um ótimo desempenho em 2017. Cresceu 17% em faturamento em relação à 2016. Nesta categoria, Notebooks tem uma importância de 67% e os computadores 2 em 1 cresceram 60% em faturamento, ajudando o bom desempenho da categoria.
Já Linha Branca, cresceu 9% em faturamento em 2017 em relação à 2016. Lavadoras cresceram 11% e Refrigerador cresceu 8% em faturamento. Sua participação na categoria, que era de 36% em 2016, caiu um ponto, foi para 35%.
No ano passado, os Portáteis cresceram 13% em faturamento sobre 2016, impulsionados por fritadeiras em geral e aspiradores de pó

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