terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

A importância da análise sensorial no desenvolvimento de novos produtos

Na Takasago o estudo é realizado com estrutura ampla e profissionais especializados para criação de aromas e fragrâncias

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Os alimentos vão muito além da função nutricional. Eles podem despertar sensações prazerosas e de bem-estar. E hoje em dia o consumidor está cada vez mais exigente com sua alimentação, buscando não somente alimentos fáceis e rápidos no preparo, mas que tenham boas características nutricionais e que satisfaçam ao máximo o paladar.
Para atender essa busca crescente do consumidor por sensações de prazer e bem-estar, a Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, vem desenvolvendo produtos que antecipem essas necessidades para surpreender o cliente e ganhar o mercado, utilizando a Análise Sensorial na criação de novos produtos.
Esse estudo é uma ferramenta utilizada em diversas etapas do desenvolvimento de produtos. Pode ser usado na validação de produtos com consumidor para avaliar aceitação e preferência, monitoramento do mercado para identificar a perfil de um produto em relação aos seus concorrentes (Product mapping), em estudos de tempo de vida útil (shekf life), direcionamento sensoriais para reformulação de produtos, bem como, em especificações e controle da qualidade
É muito utilizada não só pelas indústrias de alimentos, como também pelas indústrias de cosméticos e farmacêuticos, em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e no controle de qualidade.
A Análise Sensorial é definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 1993) como a disciplina científica usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos e materiais como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição.
“Na Takasago esse trabalho é fundamental para o desenvolvimento de aromas e fragrâncias e é liderado pelo time Sensorial, formado por engenheiros de alimentos e químicos, com conhecimento especializado em técnicas de pesquisa e formação de painel técnico, treinados com linguagem própria”, informa a gerente de marketing de aromas, Rafaela Bedone.
A empresa conta com uma estrutura ampla para Análise Sensorial, com cabines próprias e área exclusiva para análises de diversas categorias de produtos.

“Existem várias metodologias eficazes para fazer a análise de produtos, dependendo das respostas que queremos obter”, explica a gerente. Diversos tipos de testes discriminativos, afetivos ou descritivos, cada um com sua finalidade e característica própria, ajudam desde o desenvolvimento do produto, caracterização do perfil, melhorias de formulação, aceitação e preferência dos consumidores, até intenção de compra.

Fica claro e evidente a importância da análise sensorial no desenvolvimento de novos produtos bem como a necessidade de se empregar profissionais especializados na realização dos testes sensoriais para que se alcance resultados cada vez mais precisos e confiáveis.

Sobre a Takasago
Fundada no Japão há 98 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países. Se destaca pela criação de soluções exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP numa área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender o mercado nacional e da América do Sul. A área de fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados corporais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende os segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores bem como do meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.

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