terça-feira, 27 de maio de 2014

Marca e identificação com a cultura são os critérios mais importantes na hora de escolher o Programa de Trainee, revela pesquisa

Levantamento realizado traça o perfil dos candidatos finalistas dos programas de trainee 2013/2014 

Força da marca e identificação com a cultura organizacional são os principais fatores levados em conta pelos jovens na hora de escolher um Programa de Trainee. É o que aponta a pesquisa Trainee do Futuro 2014, elaborada pela Seja Trainee, com o apoio da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees.

De acordo com os dados do levantamento, 59% dos jovens levam em consideração a marca, a identificação com a cultura da companhia e a sua área de formação na hora de optar por programa de trainee. Outros motivos são: estrutura do programa (54%), segmento de atuação (47%), módulo internacional (32%) e remuneração (31%).   

Em sua segunda edição, a pesquisa foi realizada com candidatos de todo o país de novembro de 2013 a fevereiro de 2014, período em que se conclui boa parte dos programas de trainees. Foram consultados 1.060 candidatos, dos quais 813 foram finalistas.

Os dados da pesquisa têm por objetivo levar às empresas as percepções de candidatos sobre os programas de trainee e processos seletivo. “A pesquisa se baseia numa amostragem quantitativa e nos relatos fiéis que os jovens compartilhavam conosco: o que valorizam e buscam nas companhias” explica Kleber Piedade, diretor da Seja Trainee.

O estudo também conseguiu detectar as principais características do jovem  finalista. Quase que a totalidade possui nível avançado ou fluência em inglês (98%), têm idade média de 24 anos e 46% estão no estado de São Paulo, seguido pelo estado de Minas Gerais, que representa 19% da amostra. Três em cada quatro aprovados como Trainee estudaram em universidades públicas (72,34%).

Outro dado verificado no levantamento foi referente à área de formação desse trainee. Da base consultada, 49% vêm da área de Humanas, 47% de Exatas e 4% Biológicas.

Dos respondentes de Humanas, os cursos que predominaram foram Administração de Empresas, Relações Internacionais, Ciências Econômicas  e Publicidade e Propaganda. Em Exatas, aparecem graduados em Engenharia de diversas especialidades como Produção, Química, Elétrica, Mecânica, Civil, Agrônoma, Ambiental e de Materiais. De Biológicas, apareceram graduados em Bioquímica e Ciências Biomédicas.

No levantamento, foi possível checar outras qualificações e experiências dos candidatos. Além do domínio do idioma inglês, 33% declararam ter nível avançado ou fluência em espanhol, 8% em francês e 5% em alemão.

Ter uma experiência no exterior também é uma realidade para a grande maioria: 84% declararam ter visitado outro país. Para saber qual foi o tipo de experiência, 45% informaram ter morado fora do Brasil de 3 a 12 meses; 33% moraram no exterior até três meses; 15% residiram fora por mais de um ano e 15% cursaram faculdades em outros países.

Já o tipo de experiência profissional desse candidato a trainee é bem diversificada: 61% participaram de estágio em empresa de grande porte; 54% fizeram estágio em pequena ou média empresa; 39% trabalharam como efetivo ou CLT e 9% atuaram em projetos de empreendedorismo ou startups.

O engajamento na faculdade foi outro indicador de experiência verificado. A iniciação científica foi realidade para 37% deles; os que atuaram em empresa-júnior foram 27%; já 9% na AIESEC e 33% estiveram presentes em outros núcleos da faculdade.

Trainees aprovados escolhem entre quatro empresas

Na hora de escolher os Programas de Trainee, os candidatos finalistas se inscrevem em cerca de 15 processos seletivos, dos quais, avançam para cerca de 6 dinâmicas de grupo e 2 fases finais. Quando se analisa somente o grupo de trainees aprovados (210), temos quatro empresas nas fases finais.

Para eles, os principais critérios para escolha do Programa são força de marca (59%), área de trabalho (59%) e identificação com a cultura da empresa (56%).

Quando pensam na sua jornada enquanto trainee, o que mais brilha os olhos dos jovens são as oportunidades de desenvolvimento que os programas oferecem. Algumas das iniciativas mais valorizadas são o coaching (54%), os treinamentos (44%) e o job rotation (40%).

“Esses indicadores mostram o desafio de atração, tanto para a empresa, quanto para a consultoria de seleção, que deve identificar o candidato mais adequado à posição e que possui realmente motivação para trabalhar lá”, afirma Flávia Queiroz, gerente da Page Talent.

O que os candidatos procuram nas empresas

A pesquisa também procurou saber deles quais critérios levam em consideração na hora de participar de um processo seletivo de trainee. Abaixo os resultados em detalhes:


- 59% nome da empresa e força da marca
- 59% área de trabalho
- 56% identificação com a cultura da empresa
- 54% pela estrutura do Programa de Trainee
- 47% segmento de atuação
- 32% módulo internacional
- 31% remuneração e benefícios
- 22% inscrever-se no máximo possível de oportunidades

Aspectos mais valorizados em um Programa de Trainee:

- 54% coaching e mentoring
- 44% treinamentos
- 40% job rotation
- 36% remuneração e benefícios
- 34% funções e projetos do Trainee
- 32% posição pós-programa
- 18% módulo internacional
- 16% proximidade com liderança

Como os candidatos se informam sobre os programas:

- 81% portais de trainee
- 73% sites das consultorias
- 55% canais oficiais das empresas
- 54% grupos de vagas no Facebook e Linkedin
- 36% veículos de notícias
- 34% indicação
- 17% meios de comunicação dentro da faculdade
-11% feira de recrutamento

Os candidatos finalistas também avaliam as melhores práticas que vivenciaram nos processos seletivos. Foram avaliadas 415 respostas abertas, e dentre elas destacam-se:

- Inovação no processo seletivo com atividades lúdicas ou colaborativas
- Acompanhamento: proximidade e comunicação com candidato
- Estrutura do processo seletivo: mudança de ordem tradicional, exclusão ou inclusão de fases
- Comunicação: feedback para aprovados e reprovados

Sobre a Seja Trainee
A Seja Trainee é uma empresa pioneira em consultoria e coaching para candidatos a programas de trainee no Brasil. A empresa desenvolveu uma metodologia própria, com planos que variam de acordo com os objetivos do jovem.
Além da preparação dos candidatos a Seja Trainee também administra dois portais relacionados a carreira. O Portal Mytrainee, que centraliza informações sobre todos os programas de trainee, e o Portal Ligado na Facul, que fala de carreira para os universitários.
Através desses portais e de parcerias, a Seja Trainee atua como provedora de soluções para empresas e é referência em atração de candidatos para Programas de Trainee e Estágio, ajudando as empresas a se aproximar dos principais talentos do mercado, através de comunicação direcionada e conteúdo de qualidade.
Sobre a Page Talent
Page Talent é a unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees. É parte do PageGroup no Brasil.

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